O concurso público da Marinha do Brasil, que ocorreu no último final de semana, contou com diversos candidatos que disputam 533 vagas em cargos de níveis fundamental e médio para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV), de ambos os sexos, como Praças da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2) nas áreas de apoio, industrial e saúde em diversas cidades do país. Os salários dos cargos variam entre R$ 2.320,00 e R$ 3.388,00, mais benefícios, como alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar, religiosa, psicológica, entre outros.

Do total de vagas 193 são para o 1º Distrito Naval, 60 para o 2º distrito Naval, 118 para o 3º distrito Naval, 24 para 4º distrito Naval, 33 para o 5º distrito Naval, 42 para o 6º distrito naval, 24 para o 7º distrito naval, 14 para o 8º distrito naval e 24 para 9º distrito naval.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 17 de março, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos. 

Gabarito

A divulgação dos Gabaritos e das provas digitalizadas na página do processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário será nesta quarta-feira, 20 de março.

A Verificação Documental é uma etapa eliminatória. Os voluntários deverão, no período previsto no Cronograma de Eventos, entregar nos locais indicados pelo Com8ºDN, mediante apresentação de documento oficial de identidade com fotografia, a ficha de VD. A ficha, deverá ser preenchida, datada e assinada pelo voluntário, perante o militar/servidor civil a quem deva ser apresentado, acompanhada das fotocópias devidamente encadernadas, numeradas e rubricadas pelo voluntário, sendo de sua inteira responsabilidade a entrega correta ou não dos documentos apresentados ao militar recebedor.

Haverá também, Inspeção de Saúde, aonde os candidatos deverão atender aos requisitos de saúde para serem considerados aptos ao exercício das atividades técnico-militares necessárias à Marinha do Brasil. Os exames serão realizados pela Marinha do Brasil, no período previsto no cronograma de eventos. O voluntário deverá apresentar os exames para que o laudo médico pericial seja emitido.

O TAF, que terá caráter eliminatório, tem como propósito aferir se a aptidão física do voluntário preenche os padrões físicos exigidos para a prestação do SMV na MB. O voluntário será submetido ao TAF em dois dias não consecutivos, sendo-lhe permitido executar duas tentativas em cada uma das provas, em dias subsequentes. 

A prova de títulos, terá caráter classificatório e corresponderá ao total de 100 pontos, que serão somados à pontuação obtida na prova objetiva. No ato da entrega dos documentos comprobatórios dos títulos, o voluntário deverá apresentá-los encadernados, numerados e rubricados. Deverá ainda preencher e assinar o Recibo de Documentos Comprobatórios, no qual relacionará os títulos apresentados.

O voluntário disporá do prazo de três dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao da divulgação do objeto de recurso, para apresentar recurso.

Após a realização de todas as Etapas, será divulgado o Resultado da Seleção.

O resultado constará da relação de voluntários classificados dentro do número de vagas previsto para cada Cidade/Estado e habilitação profissional (voluntários titulares) e dos voluntários reservas pela ordem decrescente da nota final.

Os voluntários aprovados em todas as etapas serão ordenados de acordo com soma das pontuações obtidas nas provas objetivas e prova de títulos, e serão convocados dentro do número de vagas previsto para cada atividade profissional.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público