O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 16 mil candidatos que disputam 120 vagas para ingresso no curso de graduação em Engenharia para o ano de 2020. São 25 vagas para optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente àqueles candidatos que tenham interesse em ingressar na carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 20 as vagas destinadas à ampla concorrência e 5 destinadas a candidatos autodeclarados negros. E as outras 95 vagas são para não-optantes à carreira militar, destinadas aos candidatos que não tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, mas ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, sendo 76 vagas destinadas à ampla concorrência e 19 vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 01 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a dez pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver, em cada um dos conjuntos de questões de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, pontuação igual ou superior a 4,0000 e obter média das pontuações de Matemática, Física, Química e Português igual ou superior a 5,0000.

Gabarito

Os gabaritos das questões de múltipla escolha serão divulgados no endereço eletrônico da organizadora na próxima quinta-feira, 05 de dezembro.

Os candidatos aprovados deverão se apresentar no auditório Lacas Netto, no dia 12 de janeiro de 2020 das 9 horas às 12 horas, juntamente com os laudos e exames, as cópias acompanhadas dos respectivos originais para conferência, dos documentos listados no edital. Os candidatos que não se apresentarem no dia e hora marcado e não entregarem os documentos, serão desclassificados do Concurso, perdendo, por consequência, a vaga. Ao serem convocados para esta etapa, os candidatos serão informados, via o site oficial do vestibular, de tudo que será necessário trazer, inclusive serão disponibilizados os formulários a serem preenchidos antecipadamente.

Os alunos do ITA, independentemente de ocuparem vagas para optantes ao QOEng da Ativa, ou não ocuparem, conforme a Legislação vigente, realizarão o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) durante o primeiro ano fundamental, tendo, portanto, que apresentar condições mínimas de saúde requeridas para o desempenho das atividades previstas. Os alunos optantes ao QOEng da Ativa continuarão a cursar o CPOR no 2º Ano Fundamental.

Não serão permitidas a interposição de recursos e a concessão de vistas de provas.

Habilitação à matrícula

Estará habilitado à matrícula no Curso de Graduação em Engenharia no ITA e, compulsoriamente no CPOR, o candidato que atender a todas as condições a seguir:

a) ter cumprido todas as condições previstas para inscrição no Concurso de Admissão (item 3.1 );

b) ter sido aprovado em todas as fases da Primeira Etapa do Concurso de Admissão, estabelecidas no item 3.6;

c) apresentar-se no ITA na data a ser divulgada para Apresentação inicial (item 4.10), portando os seguintes documentos originais:

- Certidão de Nascimento ou outro documento que comprove a nacionalidade brasileira (registro civil em consulado brasileiro no exterior, homologação da opção pela nacionalidade brasileira);

- Cédula de Identidade;

- CPF;

- Comprovante de Residência;

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

- Histórico Escolar (Ensino Médio);

- Ficha de Dados Pessoais e Requerimento de Matrícula (Anexo C);

- Autorização para Candidato Menor de Idade (Anexo D);

- 5 (cinco) fotos 3x4 recentes, coloridas e com o nome no verso;

- Título de Eleitor, se maior de 18 (dezoito) anos;

- Certidão de Quitação Eleitoral;

- Cartão PIS ou PASEP, caso seja cadastrado;

- Carteira Nacional de Habilitação - CNH (para quem possuir);

- Certificado de Alistamento Militar ou documento que comprove a situação de Serviço Militar (Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação), para os candidatos do sexo masculino. O candidato que estiver no ano de alistamento deverá alistar-se na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, antes da matrícula no CPOR.

O presente concurso de admissão terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2020.

Acompanhe a divulgação do gabarito do vestibular do ITA