O Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1), que envolve os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, dará continuação para o concurso público que pretende preencher 25 vagas, sendo uma para preenchimento imediato e 24 para formação de cadastro reserva em um cargo de nível superior na função de Bibliotecário Fiscal para lotação no município de Brasília, no Distrito Federal.

O cargo exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biblioteconomia, mais registro definitivo ativo e adimplente no Conselho, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B". O salário oferecido é de R$ 3.500,00, mais vale-alimentação no valor de R$ 660,00 e vale-transporte, por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

No próximo domingo, 25 de outubro de 2020, ocorrerão as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Está, será composta de 120 (cento e vinte) itens, valerá 120,00 pontos e avaliará as habilidades e os conhecimentos do candidato. Serão 40 questões de conhecimentos básicos, 30 questões de conhecimentos complementares e 50 questões de conhecimentos específicos.

A prova objetiva será corrigida por meio de processamento eletrônico, a partir das marcações feitas pelos candidatos no cartão - resposta. A nota em cada item da prova objetiva será igual a: um ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,50 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; zero, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

Gabarito

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão publicados a segunda-feira, 26 de outubro, através do site do Instituto Quadrix.

No mesmo dia das provas objetivas, os concorrentes realizaram também a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório e valerá 10,00 pontos. A prova discursiva consistirá em redação de 30 linha de um texto dissertativo estudo de caso ou parecer técnico, de até 30 linhas, acerca de tema baseado nos conhecimentos específicos (Legislação aplicada ao Sistema CFB/CRBs) do respectivo cargo. Esta, será avaliada quanto ao domínio do conteúdo dos aspectos formais, textuais e técnicos, bem como quanto a capacidade de expressão na modalidade escrita, por meio do uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Sendo considerado aprovado no concurso o candidato que obtiver nota igual ou superior a 16,00 pontos na área de Conhecimentos Básicos; nota igual ou superior a 10,00 pontos na área de Conhecimentos Complementares; nota igual ou superior a 17,00 pontos na área de Conhecimentos Específicos; e estiver classifica do para a correção da prova discursiva.

O prazo de validade do concurso público é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, por conveniência administrativa.