O concurso público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 107 mil candidatos, sendo 71.385 para vaga de Técnico e os outros 35.733 para Analista. O certame busca o preenchimento de 132 vagas em cargos de Técnico Judiciário e Analista. Os salários ofertados variam de R$ 3.870,06 a R$ 6.373,89.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 05 de dezembro, valerão 60,00 pontos e abrangerão os objetos de avaliação. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter nota superior 10,00 pontos na prova de conhecimentos gerais P1 e 20,00 pontos na prova de conhecimentos específicos P2.

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão pulicados no Diário da Justiça Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e divulgados na internet, no endereço eletrônico da organizadora, a partir das 19 horas desta terça-feira, 07 de dezembro de 2021.

Para os candidatos ao cargo de Analista Jurídico, foi aplicada juntamente com as provas objetivas, as provas dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório. Esta valerá 40,00 pontos e tem o objetivo de avaliar o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na escrita e o uso das normas do registro formal da língua portuguesa. Será considerado aprovado nesta etapa o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 20 pontos.

Os candidatos ao cargo de Analista Jurídico aprovados na prova dissertativas serão convocados para a avaliação de títulos, de caráter classificatório. Está valerá 10,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

O candidato que desejar interpor recursos contra o padrão preliminar de resposta da prova discursiva disporá de dois dias úteis para fazê-lo, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico da organizadora, e seguir as instruções ali contidas.

A nota final no concurso será o somatório da nota final nas provas objetivas, da nota final na prova discursiva (quando houver) e da nota final na avaliação de títulos (quando houver).

O concurso do TJRJ valerá por 2 anos para chamamento dos aprovados, podendo ser prorrogado por mais dois anos.