No último final de semana, mais de 11 mil candidatos realizaram a primeira etapa do concurso público da Polícia Civil do estado de Goiás. O certame busca o preenchimento de 820 vagas nos cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista Policial da 3ª Classe. O salário ofertado será de R$ 6.353,13.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas em Goiânia/GO e ocorrerão em três domingos distintos. Para o cargo de Agente de Polícia da 3ª Classe as provas ocorrem no dia 11 de dezembro de 2022, para o cargo de Papiloscopista Policial da 3ª Classe no dia 08 de janeiro de 2023 e para o cargo de Escrivão de Polícia da 3ª Classe no dia 15 de janeiro de 2023.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram compostas por questões de múltipla escolha. Essas, serão pontuadas em uma escala de zero a 80 pontos, sendo considerado aprovados os concorrentes que obtiverem pontuação igual ou superior a 50% da pontuação máxima possível.

No mesmo dia das provas objetivas, os concorrentes realizam as provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, é composta por uma questão de conhecimentos específicos para cada cargo, podendo ser questões teóricas e/ou estudo de caso. Nesta etapa, o candidato deverá obter 16 pontos ou mais do total da pontuação prevista.

Gabarito

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

O concurso público será realizado em diversas etapas distintas, sendo:

Avaliação de aptidão física: esta, consistirá na realização de testes de caráter eliminatório, em que os candidatos deverão atingir um desempenho mínimo para serem considerados aptos.

Avaliação médica: esta, de caráter eliminatório, compreenderá na realização de Exame Biométrico, avaliação do estado de saúde e apresentação de exames pelo candidato.

Avaliação psicológica: de caráter eliminatório avaliará as caraterísticas de comportamento do candidato de acordo com as necessidades para o cargo.

Avaliação da vida pregressa e investigação social: esta, de caráter eliminatório será de atribuição exclusiva da Polícia Civil do Estado de Goiás, e o candidato não receberá nota, mas sim considerado "recomendado" ou "não recomendado", para o cargo no qual está inscrito.

Curso de formação: de caráter eliminatório e classificatório, este será para os candidatos aprovados nas seis primeiras fases e classificados dentro do número de vagas oferecidas para os cargos, acrescido de 10% de reserva.

Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP, no prazo de três dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.

Será considerado classificado ou habilitado no Concurso Público o candidato que obtiver a pontuação, desempenho e a classificação mínimas exigidas para aprovação, nos termos do edital, desde que esteja dentro do número de vagas e cadastro de reserva previstos.

O resultado final do Concurso Público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria de Estado da Administração de Goiás - SEAD e publicado em Diário Oficial do Estado de Goiás e no endereço eletrônico do Instituto AOCP em ordem classificatória, com a pontuação de todos os candidatos classificados dentro do número das vagas oferecidas.

O prazo de validade do concurso será de um ano após o resultado final homologado, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Segurança Pública.