O concurso público do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL), que ocorreu no último final de semana, contou com mais de mais de 17 mil candidatos. O certame busca o preenchimento de vagas nos cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário. Os salários ofertados variam de R$ 7.591,37 a R$ 14.271,70.

No último domingo, 11 de dezembro, os concorrentes realizaram provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 10 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 6,00 pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, nesta segunda-feira, 12 de dezembro.

Juntamente com as provas objetivas, os concorrentes realizaram provas discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Esta, será composta por um Estudo de Caso que aborde Conhecimentos Específicos e terá o valor máximo de 10 pontos. O candidato deverá obter 6,00 pontos ou mais do total da pontuação prevista para não ser eliminado do concurso público.

Haverá prova de estudo de caso para os candidatos ao cargo de Analista Judiciário, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, terá pontuação máxima de 10,00 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 6,00 pontos.

Para os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade Agente de Polícia Judicial haverá Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório. Este, será composto pelas seguintes etapas:

  • Dinâmico de Barra Fixa - Masculino
  • Estático de Barra Fixa - Feminino
  • Apoio de Braço no Solo
  • Abdominal
  • Corrida de 12 Minutos

Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP, no prazo de dois dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.

Na hipótese de igualdade da nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

  • tiver maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até a data de publicação do resultado e classificação deste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003).
  • obtiver maior pontuação no caderno de Conhecimentos Específicos, quando houver;
  • obtiver maior pontuação na Prova Discursiva;
  • obtiver maior pontuação no caderno de Língua Portuguesa;
  • obtiver maior pontuação no caderno de Raciocínio Lógico e Matemático;
  • obtiver maior pontuação no caderno de Legislação;
  • persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade (exceto os enquadrados na alínea "a" deste subitem), considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento.
  • persistindo o empate, exercício efetivo da função de jurado, nos termos do artigo 440 do Código de Processo Penal, no período compreendido entre a data de entrada em vigor da Lei nº 11.689, de 09 de junho de 2008 e a data de término das inscrições para este concurso.

O resultado final do Concurso Público será publicado por meio de três listagens, a saber:

  • Lista Geral, contendo a classificação de todos os candidatos habilitados, inclusive os inscritos como pessoa com deficiência e/ou negros, em ordem de classificação, respeitados os cargos para os quais se inscreveram;
  • Lista de Pessoas com Deficiência, contendo a classificação exclusiva dos candidatos habilitados inscritos como pessoa com deficiência, em ordem de classificação, respeitados os cargos para os quais se inscreveram;
  • Lista de candidatos negros, contendo a classificação exclusiva dos candidatos habilitados inscritos como negros, em ordem de classificação, respeitados os cargos para os quais se inscreveram.

O prazo de validade deste concurso é de anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região.