Com 7.902 vagas de todos os níveis de escolaridade abertas, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH-MA) aplicou as provas objetivas de seu processo seletivo neste domingo, dia 3 de abril. O certame, aberto através do edital numero 03/2015 foi organizado pela Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) para selecionar candidatos de níveis fundamental, médio e superior para atuação por tempo determinado nas Unidades de Saúde do Estado. Em torno de 100 mil candidatos se inscreveram e mais de 83 mil prestaram as provas objetivas

Os diversos cargos abertos ofereciam salários de até R$ 4.500,00 mensais, além de outros benefícios, e estavam distribuídos da seguinte maneira:

Técnico de Enfermagem (3.786), Enfermeiro (929), Agente de Portaria (342), Auxiliar Administrativo (335) e Auxiliar Operacional de Serviços Gerais (197). Para candidatos de nível superior, estavam disponíveis vagas nos cargos de Administrador Hospitalar, Assistente Social, Bioquímico, Educador Artístico, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.

Com exigência de nível médio ou técnico na área havia chances de ingresso para Agente de Portaria, Atendente de Consultório Médico, Atendente de Consultório Odontológico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Faturista, Lactarista, Motorista "D", Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Radiologia e Técnico em Tomografia.

Os cargos de Auxiliar Operacional de Serviços Gerais e Maqueiro exigiram nível fundamental completo.

A remuneração dos candidatos aprovados se dará de acordo com a carga horária de cada função e o tempo inicial do contrato celetista, que poderá ser prorrogado, é de dois anos a contar de sua assinatura, podendo ter a duração máxima de cinco anos.

Provas e gabaritos

As provas que aconteceram no dia 3 de abril para todos os candidatos foram compostas de questões objetivas, de múltipla escolha, sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos a cada cargo, sendo divididos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Legislação Aplicada ao SUS, entre outras. Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório, ou seja, os candidatos que não obtiverem a aprovação nas provas não seguirão ate as etapas seguintes da seleção. Candidatos ao cargo de Motoristas ainda passam por uma etapa de prova prática e os candidatos aos cargos de nível superior também serão classificados de acordo com a titulação que comprovarem.

De acordo com o cronograma do processo, os gabaritos preliminares das provas serão divulgados pela Funcab na janela abaixo, a partir das 12 horas do dia 5 de abril, abrindo o prazo de dois dias uteis para a interposição de recursos administrativos quanto às questões da prova. Os gabaritos oficiais, já com os resultados dos recursos discriminados, serão divulgados no mesmo endereço no dia 25 de abril de 2016.

O prazo de validade do processo seletivo público é de um ano, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, prazo que pode ser prorrogado uma vez por igual período.