Saíram os gabaritos preliminares das provas do grande concurso público do Detran do estado do Maranhão, que ocorreram no último final de semana. A Fundação Carlos Chagas publicou as respostas das provas da seleção que contou com mais de 64 mil candidatos que disputam 170 vagas e o cadastro de reserva em cargos de Analista e Assistente de Trânsito. Destas, 8 vagas são reservadas para os candidatos portadores de deficiência e 34 vagas para os candidatos negros.

São 2 vagas para o cargo e Analista de Trânsito, que exige diploma de conclusão em qualquer curso de graduação, e tem salário de R$ 4.400,00; e 168 vagas para o cargo de Assistente de Trânsito, que exigirá certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou de curso técnico equivalente, com vencimentos de R$ 1.400,00. 

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 18, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos e específicos. Será considerado aprovado na etapa o candidato que obtiver um total de pontos igual ou superior a 150, após o cálculo da nota padronizada pela FCC. Os candidatos não habilitados nesta etapa serão excluídos do certame.

Veja os gabaritos do concurso DETRAN-MA 2018

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a ocorrência do evento que lhes der causa, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

Os candidatos habilitados serão nomeados a critério da Administração, conforme o número de vagas oferecidas e seguindo rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos habilitados por cargo.

O resultado final do Concurso, após decididos todos os recursos interpostos quanto aos resultados das provas, será homologado pelo Governo do Estado do Maranhão e publicado no Diário Oficial do Estado na data provável de 19 de junho de 2018.

O concurso será válido pelo prazo de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.