O concurso público da Prefeitura de Timon no estado do Maranhã, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de quatro mil candidatos que disputam 60 vagas em cargos de Agente de Trânsito e Guarda-Civil Municipal de 3ª Classe, sendo 50 vagas para candidatos do sexo masculino e 10 vagas para mulheres. O salário será de R$ 954,00, mais vantagens de adicional por risco de vida de 100%; adicional por condição especial de trabalho de 60% e quinquênio de 5% para Guarda Municipal, por regime de trabalho de 30 horas por semana e de R$ 1.033,04 para Agente de Trânsito, por carga horária semanal de 40 horas.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aos cargos de nível superior, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 80 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.

Gabarito 

O gabarito preliminar e o definitivo da prova escrita objetiva foram divulgadas no domingo, 24 de fevereiro, no site da organizadora.

A etapa seguinte do certame será a avaliação médica, de caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto. Esta, objetiva aferir, mediante exame físico e análise dos testes e dos exames laboratoriais e complementares solicitados se o candidato goza de boa saúde física para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional. 

Outra etapa, será o Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório (apto ou inapto), consistirá de quatro testes de aptidão física obrigatórios e na ordem de sequência estipulada pela Banca Examinadora designada pelo NUCEPE/UESPI, composta por profissionais com habilitação em Educação Física, exclusivamente, em Teresina - PI, em horário e local determinados quando da Convocação dos candidatos. 

A Avaliação Psicológica será realizada com base nas Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nºs 002/2016 e 009/2018 e das atribuições descritas na Lei Municipal nº 2.133, de 13 de agosto de 2018 e tem caráter eliminatório (apto ou inapto). Serão adotados critérios científicos objetivos, sendo vedada. Esta, se destina, exclusivamente, à análise das características psicológicas para admissão dos cargos, não tendo como objetivo aferir a comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo do candidato, conforme previsto na Lei nº 10.826/2011.

Além das Etapas relacionadas nos itens anteriores, proceder-se-á uma Investigação Social do Candidato, de caráter eliminatório (apto ou inapto), tendo por pressuposto averiguar as condições ético-morais do candidato para o ingresso no Curso de Formação Profissional para o cargo de Guarda-Civil Municipal de 3ª Classe e admissão ao cargo de Agente de Trânsito; para tanto, o candidato deverá entregar no posto do nucepe (ao lado do Protocolo Acadêmico), Campus "Poeta Torquato Neto", Rua João Cabral, nº 2231, Bairro Pirajá, Teresina-PI, em data estabelecida no Cronograma de Execução.

Curso de Formação 

O município de Timon-MA convocará para o Curso de Formação Profissional de Guarda-Civil Municipal de 3ª Classe, através de Edital de Convocação específico, os candidatos APTOS nas Etapas anteriores.

A Convocação para o Curso de Formação Profissional de Guarda-Civil Municipal de 3ª Classe será divulgado pelo NUCEPE e pelo município de Timon - MA nos sítios eletrônicos específicos.

O candidato poderá interpor, apenas individualmente, um único recurso, devidamente fundamentado e dirigido à Comissão Organizadora do Concurso Público, a partir das 9 horas do primeiro dia às 13 horas do último dia, conforme previsto no Cronograma de Execução.

A aprovação e classificação dos candidatos dar-se-á em ordem decrescente do total de pontos obtidos na prova escrita objetiva sempre obedecendo à ordem de classificação decrescente até o número de vagas.

O resultado final do Concurso será homologado pela Prefeitura Municipal de Timon - MA e publicado no Diário Oficial do Município de Timon - MA.

A validade deste concurso público será de dois anos, contado da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público