O concurso público realizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) reaplicou provas no último domingo, 08 de maio de 2014, para mais de 40 mil candidatos inscritos homologados, após as provas da última aplicação (18 de maio) terem sido canceladas. A seleção está a cargo da Organizadora FUNDEP e teve inscrições entre 19 de março e 17 de abril.

Apenas o concurso da COPASA teve provas reaplicadas, lembrando que o concurso da Águas Minerais de Minas e da COPANOR tiveram provas bem sucedidas no dia 18 de maio.

Foram três editais distintos publicados para ingresso em cargos públicos da COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais; COPANOR - Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais; e na Águas Minerais de Minas - AGMMG. O número de candidatos registrados para cada edital foram respectivamente 49.000, 3.000 e 1.600, aproximadamente.

Oportunidades em aberto somam 218 vagas de ingresso em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.731,08 mensais, de acordo com o cargo escolhido e sua jornada de trabalho. Editais reservam um percentual de 10% das vagas para candidatos portadores de deficiência.

As provas ocorreram nas seguintes cidades: Horizonte, Alfenas, Almenara, Araxá, Barbacena, Bom Despacho, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ipatinga, Itajubá, Janaúba, Januária, Lavras, Leopoldina, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Pouso Alegre, Rio Casca, Salinas, São Francisco, São Sebastião do Paraíso, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha, Santa Luzia, Betim, Contagem, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Ibirité e Nova Lima.

Elas foram aplicadas para todos os cargos previsos no edital da COPASA, com caráter eliminatório e classificatório, constituídas de 40 questões objetivas de múltipla escolha e com duração de 5 horas para cargos com redação e 4 horas para os demais. Para nível superior as avaliações valem de 0 a 60 pontos (específicas valem 2 pontos) e para os demais cargos elas valem de 0 a 40 pontos (1 ponto cada). Serão aprovado na etapa os candidatos de nível superior devem obtiverem ao menos 60% da nota total possível na etapa (36 pontos) e para os demais cargos, aqueles  que somarem ao menos 50% da nota total (20 pontos).

A Prova de Redação é exclusiva para as especialidades de Advocacia e Comunicador Social, valendo de 0 a 12 pontos. Serão aprovados aqueles que somarem ao menos 6 pontos na etapa.

A etapa de de capacitação física é apenas eliminatória e ocorre para os cargos de e Ajudante de Serviços e Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Sistemas, Ajudante de Serviços, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços de Saneamento, Operador de Tratamento de Água e Esgoto, Operador de Serviços de Saneamento e Leiturista, Auxiliar de Serviços Gerais e Operador de Sistemas. Esta etapa não altera as notas dos candidatos, mas pode eliminar alguns participantes e portanto alterar a classificação preliminar.

Recursos

Caberá interposição de Recurso fundamentado à FUNDEP, no prazo de 02 dias úteis, após a divulgação da etapa a ser contestada. Eles devem ser efetuados via internet, entre as 09h00min do primeiro dia recursal às 23h59min do segundo dia recursal (horário de Brasília).

Para detalhes deste concurso em geral e de como efetuar recursos, confira os editais de normas.

Gabaritos

Os gabaritos deste concurso da COPANOR e AGMMG foram divulgados no dia 20 de maio e os gabaritos da COPASA-MG saem dia 10 de junho de 2014, possibilitando consulta por parte dos interessados.

Os resultados deste concurso serão divulgado por nós na aba "resultado divulgado", em anexo, de acordo forem apurados pela organizadora.

Curta nossa página no facebook e receba as novidades deste concurso.