Ocorreram neste domingo (19) as provas do concurso da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. As avaliações tiveram início às 8h para seleção de candidatos em 100 postos de Defensor Público, sendo que 10% destas vagas ficam reservadas para pessoas com deficiência. A seleção teve aproximadamente 13.000 participantes inscritos.

A organização da seleção está a cargo da Gerência de Concursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), e provas foram aplicadas no Campus da UFMG, na Pampulha. A prova versava sobre 80 questões de múltipla escolha, sobre disciplinas de Direito Constitucional, Direito Financeiro, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil, Princípios Institucionais da Defensoria Pública e Legislação Específica, Direitos Humanos e Legislação Especial. Apenas seguem para as demais etapas do concurso os 400 melhores colocados na prova escrita. A próxima etapa da seleção (prova discursiva) está prevista para os dias 6 e 7 de dezembro de 2014. Veja o edital de abertura do concurso.

O cargo de Defensor exige diploma devidamente registrado de conclusão de graduação em Direito, além de comprovação de dois anos atuando na atividade jurídica. O salário será de R$ 16.022,94 até maio de 2015, passando para R$ 18.935,15 a partir de 1º de junho de 2015.

Gabaritos DPE-MG

As questões da prova e o gabarito preliminar da avaliação de múltipla escolha serão publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e disponibilizados no quadro abaixo até o dia 21 de outubro de 2014.

O candidato poderá apresentar recurso contra o gabarito e/ou questões da prova objetiva à Comissão organizadora do Concurso, no prazo de 2 dias úteis, contado do dia
imediatamente seguinte ao da publicação do ato.

Os candidatos habilitados para a segunda etapa serão convocados com 15 dias de antecedência, por meio de publicação de lista no Diário Oficial e nos sites da Defensoria e da Gestão de Concursos/Fundep.