O Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais (CBMMG) está com concurso público em andamento através da FUMARC e aplica prova objetiva neste domingo dia 16. São 30 vagas para o curso de formação de oficiais, sendo que 27 delas são para candidatos do sexo masculino e 3 para o sexo feminino. Para estas vagas é exigido diploma do ensino médio.

O concurso conta com 5.120 inscritos para o cargo, o qual oferece remuneração mensal de R$ 3.895,10. As avaliações iniciam-se neste domingo, por meio de etapa objetiva (locais em anexo).

A prova deste domingo constitui a 1ª fase deste processo seletivo e será composta de prova objetiva de conhecimentos (Prova I) e de prova de redação em Língua Portuguesa (Prova II), ambas em nível de ensino médio.

A Prova I conterá 50 questões de múltipla escolha, valendo 2,00 pontos cada questão, com 4  alternativas de respostas para cada questão, sendo apenas 1 alternativa correta.  Para ser aprovado na etapa objetiva o candidato necessita acertar no mínimo 50% das questões e não pode zerar nenhuma disciplina.

Já na Prova II o candidato deverá redigir uma redação sobre algum tema da atualidade, sendo aprovados os que atingirem ao menos 50% da nota total da etapa.

Ambas as provas tem o mesmo peso e o tempo máximo para a realização das duas provas é de 5 horas.

Candidatos aprovados em ambas as etapas devem passar ainda por exame de aptidão física, psicológica, teste de aptidão física e curso de formação.

Candidatos que quiserem efetuar recursos disporão de 02 dias para fazê-lo, devendo seguir os passos descritos em edital de normas para tal finalidade, onde encontram-se as regras gerais do concurso.

Cronograma

- 04 de Julho: Resultado final e homologação do concurso;

- 07 a 11 de Julho: Conferência de documentos Candidato/CBMMG;

- 14 de Julho: Matrícula/Início do Curso.

Gabarito

O gabarito deste concurso será disponibilizado até o dia 18 de fevereiro de 2014, constando das marcações corretas aos cadernos de provas para todos os inscritos, possibilitando contabilizar acertos e pontos.

Os resultados deste concurso está sendoa acompanhado por nós e postado na aba "resultado divulgado" assim que for apurado.