A Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS-MG) e o Instituto IBFC convocaram os inscritos em seu concurso público para as provas do último domingo, 27 de abril de 2014. Apesar das 3.535 vagas para o cargo de Agente Penitenciário ao todo, a concorrência deve ser enorme, porém, o número de inscritos ainda não foi divulgado.

O cargo exige escolaridade de nível médio e oferece salário de R$ 2.655,00 por jornada de 40 horas de trabalho semanais. São 3.085 vagas para candidatos do sexo masculino e 450 para candidatas do sexo feminino.

Lotação dos aprovados se dará nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas.

As provas foram de maneira escrita, em caráter Classificatório e Eliminatório, compostas de Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Redação (simultâneas). Etapa objetiva foi composta de 50 questões objetivas valendo 2 pontos cada, totalizando uma nota final de 0 a 100 pontos, sendo:

- 10 questões de Português;

- 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo;

- 30 questões de Conhecimentos Gerais.

Será aprovado na etapa o candidato que somar ao menos 50 pontos e 30% da pontuação possível de cada área de conhecimentos. A redação vale de 0 a 50, aprovando aqueles que obtiverem pontuação mínima de 25 pontos.

Aprovados nas etapas escritas passarão ainda pelas seguintes etapas de avaliação:

- Prova de Condicionamento Físico: Ocorre em Belo Horizonte, por meio de 3 testes distintos de Força Muscular e Resistência Aeróbica. Esta etapa possui caráter eliminatório apenas, considerando os candidatos como aptos ou inaptos;

- Exames Psicológicos: Caráter eliminatório;

- Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada: Caráter eliminatório;

- Exames Médicos: Caráter eliminatório.

Candidatos aprovados em todas as etapas e classificados dentro das vagas oferecidas serão convocados para o Curso de Formação Técnico-Profissional, que possui caráter classificatório e eliminatório. Ele será realizado pela Escola de Formação do Sistema de Defesa Social, aprovando aqueles que obtiverem ao menos 60% de frequência e pontuação máxima do mesmo.

O prazo para efetuar recursos é de até 2 dias após a divulgação da etapa a ser contestada. Eles devem ser enviados das 9 horas do primeiro dia às 17 horas do último dia, ao site da IBFC. Para detalhes do concurso, veja edital.

Gabaritos

A publicação dos gabaritos ocorre no dia 29 de abril, possibilitando a consulta e contabilização de notas preliminares na etapa, além é claro, de abrir o prazo para interposição de recursos.

As notas, classificação e resultados das etapas de provas deste concurso podem ser acompanhados na aba "resultado divulgado", em anexo, onde serão postadas de acordo forem sendo divulgadas pela organizadora. Curta nossa página no facebook e receba as novidades e atualizações deste concurso.