A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, município localizado no estado de Minas Gerais, realizou no domingo, dia 23, concurso público que visa ao provimento de cargos vagos e formação de cadastro reserva em várias funções do legislativo municipal. No total cerca de 2.500 candidatos participam do certame. O edital do certame reserva 5% das vagas para portadores de deficiência, e têm remunerações que variam entre R$ 1.050,00 e R$ 2.720,00.

No final de semana os candidatos realizaram a primeira fase do certame, compostas por prova objetiva e dissertativa, ambas de caráter eliminatório e classificatório. As provas objetivas tinham 40 questões de múltipla escolha, divididas entre conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimento de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, cada questão é avaliada em um ponto, tendo, a prova, nota máxima de 40 pontos. Apenas para candidatos à cargos de nível fundamental, a prova era composta por 30 questões, valendo também 30 pontos.

Independentemente do nível escolar, será considerado classificado o candidato que somar no mínimo 50% do total de pontos e não zerar nenhuma área de conhecimento da prova. A gabarito preliminar oficial, será divulgado pela organizadora na terça-feira, a partir das 16 horas. 

A prova discursiva foi aplicada apenas para candidatos ao cargo de advogado, sendo composta por uma peça processual. Essa etapa vale 20 pontos, sendo 5 pontos referentes aos aspectos formais e textuais, e 15 pontos referente aos aspectos técnicos, sendo considerado aprovado o aspirante precisa somar no mínimo 10. 

Para os candidatos ao cargo de motorista, o certame terá fase de prova prática, de caráter eliminatório e classificatório. Serão convocados para essa etapa os aqueles que forem aprovados na fase objetiva e classificados até a 15º posição. Já para o cargo de vigia, haverá teste de aptidão física, de caráter eliminatório, onde serão convocados os candidatos aprovados na fase objetiva e também classificados até a 15º posição. 

A última fase do certame será de avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório, sendo realizada pelos candidatos aos cargos de nível superior, de caráter apenas classificatório. Esta etapa valerá até quatro pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

Os candidatos que desejarem poderão interpor recursos no prazo de três dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser encaminhado no site da organizadora, devidamente fundamentado e seguindo a regras do edital. 

Os candidatos aprovados em todas as fases, serão convocados para entrega de documentos, e suposta contratação. A data para divulgação da lista final de aprovados ainda não foi divulgada pela IDECAN. 

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público