O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG) realizou no domingo, dia 24, as provas objetivas do concurso público para provimento, em caráter efetivo, de 15 vagas nas funções de Oficial de Apoio Judicial (10) e Oficial Judiciário - Comissário da Infância e da Juventude (5) da Justiça de Primeira Instância, que envolve a Justiça Comum e os Juizados Especiais. No total, são mais de 94.400 candidatos participando do certame.

As funções exigem conclusão de curso de nível médio de escolaridade e têm salário de R$ 3.457,01, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. Quem organiza o certame é a Consulplan, que reserva duas vagas para as pessoas portadoras de necessidades especiais e três vagas para os candidatos negros. A última seleção para o cargo de Oficial Judiciário do TJ-MG convocou mais de 5.000 aprovados.

A prova objetiva de múltipla escolha, aconteceu no final de semana, para todos os cargos, nas cidades de Belo Horizonte, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha. De caráter eliminatório e classificatório, a primeira fase era composta por 25 questões de língua português, 15 de noções de informática, 25 de noções de direito e mais 15 questões sobre atos de oficiais.

Será considerado habilitado, na prova objetiva de múltipla escolha, o candidato que acertar, no mínimo, 50% do total de questões e que não possuir nota zero em qualquer uma das disciplinas.

Gabaritos

O gabarito oficial dos cargos e o caderno de questões já foram publicados no Diário do Judiciário eletrônico - DJe e disponibilizados nos endereços eletrônicos www.tjmg.jus.br e www.consulplan.net - veja na íntegra na página abaixo.

Os candidatos habilitados serão ordenados de acordo com os valores decrescentes da nota final obtida na prova objetiva de múltipla escolha, e classificados em três listas, sendo uma geral, com todos os candidatos habilitados, uma apenas com candidatos portadores de deficiência e a terceira com candidatos inscritos como negros.

Para os candidatos ao cargo de Oficial de Apoio Judicial será aplicada ainda prova prática de digitação, de caráter somente eliminatório. Essa será realizada em Belo Horizonte, em data, local e horário a serem divulgados pela organizadora.

Serão convocados para essa fase 3.500 candidatos de ampla concorrência, 350 candidatos com deficiência e 700 candidatos negros, com melhor classificação na fase objetiva. A prova prática de digitação constará de cópia idêntica de texto dado a conhecer no momento de sua realização, observada a formatação solicitada.  Para ser habilitado nessa fase, o candidato precisa conseguir 600 toques líquidos em cinco minutos.

O prazo de interposição de recursos para aqueles que desejarem, será de dois dias úteis, devendo ser apresentados exclusivamente no endereço eletrônico www.consulplan.net, seguindo as normas do edital.

A nota final do candidato será a pontuação obtida na prova objetiva de múltipla escolha. O provimento dos cargos obedecerá às necessidades administrativas do TJMG.

 A validade do concurso é de dois anos, contado da data de publicação do ato de homologação, prorrogável uma vez por igual período, a critério do TJMG - Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público