O concurso público do Corpo de Bombeiro do Estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 17 mil candidatos que disputam 30 vagas em Curso de Formação de Oficiais do Quadro, sendo 27 para candidatos do sexo masculino e 3 para candidatas do sexo feminino. Durante o período do curso, a remuneração com o valor inicial de R$ 5.769,42, mais abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 10 de junho, contaram com questões de múltipla escolha. Esta, tem pontuação de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 60% do total de pontos. 

No mesmo dia das provas objetivas os concorrentes realizaram a prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, abordou um tema contemporâneo de conhecimento geral, no valor de dez pontos, sendo considerado aprovado o concorrente 60% do total de pontos. 

Na etapa seguinte os candidatos passarão por exame de saúde, de caráter eliminatório. Este será divido em duas etapas, sendo elas exames preliminares e exames complementares. Os exames de saúde preliminares serão realizados pelo CBMMG, conforme ato de convocação a ser divulgado em etapa única e simultânea.

Outra etapa é o teste de capacitação física e habilidade natatório, de caráter eliminatório. Serão convocados para esta etapa todos os candidatos aprovados na fase anterior. O TCF, de responsabilidade do CBMMG, será realizado em dois dias e composto pelas provas, primeiramente será o teste de capacitação física e o segundo dia será feita a realização do teste de habilidade natatória. 

A quarta e última fase do certame é o exame toxicológico, de caráter eliminatório. Serão convocados para a realização do exame toxicológico todos os candidatos aprovados na fase anterior. Este será utilizado para avaliar a sanidade física e mental do candidato mediante a detecção ou não do uso de drogas ilícitas que causem dependência química ou psíquica de qualquer natureza.

Os prazos dos recursos serão de três dias úteis contados a partir da publicação do ato que gerou desacordo.

A Classificação se dará pelo número de vagas disponibilizadas, observadas as vagas por sexo.

A classificação final dos aprovados, de acordo com o sexo, será apurada observando-se, rigorosamente, a ordem decrescente do somatório das notas das provas objetivas e de redação e Teste de Capacitação Física. 

Depois de realizado o curso, em caso de aprovação, o militar será movimentado para qualquer Unidade do CBMMG.

O concurso terá validade de 30 dias, prorrogável por igual período, contado a partir da data da publicação do resultado final e convocação para matrícula.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público