O concurso público da Câmara municipal de Juiz de Fora no estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 22 mil candidatos que disputam 30 vagas e cadastro de reserva em empregos do legislativo municipal. As chances são para candidatos de ensino médio, técnico e superior, com salários entre R$ 1.526,57 e R$ 4.725,07, por jornada de trabalho de 8 horas por dia.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 22 de julho, contaram com questões de múltipla escolha. Esta, será avaliada em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60% do total de pontos e não zerar nenhum dos conteúdos.

Gabaritos

Os gabaritos e os cadernos de prova serão publicados no Diário Oficial Eletrônico da Câmara Municipal de Juiz de Fora e também no endereço eletrônico da CONSULPAM - http://www.consulpam.com.br/, na próxima terça-feira, 24 de julho.

O prazo para a interposição de recursos será de três dias úteis, contado do primeiro dia útil subsequente à data de publicação do objeto do recurso.

No mesmo dia das provas objetivas os concorrentes realizaram uma prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, versou sobre o conteúdo relacionado as matérias da área de conhecimentos específicos de cada cargo, na forma de desenvolvimento de um texto dissertativo. No caso da do cargo de Jornalista, será observado a aplicação das técnicas jornalísticas de redação. A pontuação desta fase é de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% do total dos pontos distribuídos na prova.

Os concorrentes aos cargos de nível superior passarão ainda por uma prova de títulos, de classificatório, de formação acadêmica e aprovação em concursos públicos. Serão aceitos como documentos os títulos que forem representados por diplomas e certificados definitivos de conclusão de curso expedidos por Instituição reconhecida pelo MEC ou órgão estadual competente, em papel timbrado, e deverão conter carimbo e identificação da instituição e do responsável pela expedição do documento. Será de inteira responsabilidade do candidato a entrega da documentação referente a títulos nos termos do edital e seus anexos, sob pena de não ser considerado pela banca examinadora.

Os concorrentes ao cargo de Jornalista vão passar também por uma prova prática, de caráter eliminatório e classificatório. Os aspirantes qualificados para esta fase serão convocados mediante edital de convocação, que será publicado no Diário Oficial Eletrônico da Câmara Municipal de Juiz de Fora em seus endereços eletrônicos. Esta, compreenderá a gravação de um texto em áudio elaborado pela banca examinadora da CONSULPAM e disponibilizado aos candidatos no momento da prova. O tempo destinado à gravação será de, no máximo, três minutos, em até três tentativas, cabendo ao candidato indicar a versão final. Serão avaliadas principalmente a clareza, a boa dicção, a firmeza, a interpretação e a impostação vocal.

Será considerado aprovado no certame o concorrente que obtiver pontuação mínima exigida para aprovação em cada etapa realizada.

A classificação dos candidatos aprovados será feita em duas listas, a primeira lista conterá a classificação de todos os candidatos (ampla concorrência), incluindo aqueles inscritos como candidato com deficiência e segunda lista conterá especificamente a classificação dos candidatos inscritos como pessoa com deficiência.

O prazo de validade do concurso será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo, por ato expresso do Chefe do Poder Legislativo Municipal, ser prorrogado uma única vez por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso da Câmara de Juiz de Fora-MG