A Prefeitura de Ipatinga, cidade mineira, realizou no último final de semana, as provas de um grande concurso público que visa contratar servidores na educação. A autarquia oferece 267 vagas, sendo 215 para cargos de nível médio e 52 vagas para nível superior em diversas carreiras que têm remunerações iniciais de até R$ 3.011,27. No total o certame teve cerca de 9.300 aspirantes participando.

O processo seletivo conta com etapas de prova objetiva, prova dissertativa, prova de redação, prova de títulos, prova prática, teste de esforço físico e corso de qualificação básica para a formação. 

A prova objetiva de múltipla escolha foi realizada no final de semana, de caráter eliminatório e classificatório. Para nível médio, eram compostas por 25 questões que valem 4 pontos cada, sendo considerado aprovado o candidato que somar no mínimo 60% do total de pontos. já para nível superior eram 40 questões, valendo 2,5 cada, onde também serão aprovados aqueles que somarem no mínimo 60% dos pontos. 

O gabarito preliminar oficial das questões será divulgado no site da organizadora nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro. 

A Prova de Redação de caráter eliminatório e classificatório, foi realizado junto com a fase objetiva, porém serão corrigidas apenas as dos aspirantes que forem aprovados na fase objetiva e que ficarem com melhor classificação. Essa etapa será avaliada de zero a 20 pontos. 

Para a etapa de títulos, serão analisados apenas os documentos dos candidatos aprovados na fase de redação. Após a convocação desta fase, os aspirantes terão dois dias úteis para entrega dos documentos de forma presencial no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos - DERHU, ou envia via Sedex. Essa fase tem caráter exclusivamente classificatório, e será avaliada em no máximo 5 pontos. 

Para os cargos que terão prova prática, os candidatos serão avaliados de zero a 20 pontos, sendo considerado aprovados aqueles que somarem no mínimo 60% do total de pontos. Já o teste de esforço físico tem caráter eliminatório, sendo o candidato considerado apto ou inapto a exercer a função desejada. 

O prazo para interposição de recursos será de três dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser encaminhado no site da organizadora devidamente fundamentado e seguindo as regras do edital.

O resultado final será a soma das notas de todas as fases do certame, sendo os candidatos classificados por ordem decrescente de pontuação. A convocação respeitará a ordem de classificação e o número de vagas existentes ou que vierem a existir, durante o período de validade deste Concurso Público. A data de divulgação do resultado final ainda não foi disponibilizada pela organizadora.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público