O concurso público da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 170 mil concorrentes que disputam 16 mil vagas para Professor de Educação Básica e 700 vagas de Especialista em Educação Básica. O cargo de Especialista em Educação Básica oferece vagas na área de Orientação Educacional/ Supervisão Pedagógica com salário inicial de R$ 2.135,64 por jornada de trabalho de 24 horas por semana.

Já para professores são 16.000 vagas nas disciplinas de Artes, Biologia/ Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna/ Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. A remuneração também será de R$ 2.135,64 por jornada de 24 horas semanais.

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 8 de abril, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com questões de múltipla escolha. A mesma, tem pontuação de zero a 60 pontos, sendo considerado aprovado aquele que obtiver nota igual ou superior a 15 pontos e não zerar em nenhuma das disciplinas. 

A segunda etapa do certame, será composta por uma avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório. A entrega dos documentos relativos à esta avaliação, é facultativa, não eliminando assim, aquele que não fizer a entrega dos mesmos. Aqueles que pretendiam entregar os comprovantes, deveriam ter feito no mesmo dia da prova objetiva. Nesta etapa será considerada e pontuada a formação acadêmica e o tempo de serviço do candidato, de acordo com os critérios pré-estabelecidos. 

Caberá recurso fundamentado, dirigido em única e última instância à comissão do concurso, no prazo de dois dias úteis, contados do primeiro dia subsequente da data de publicação oficial do ato objeto do recurso.

A homologação do concurso público será processada por meio de ato do titular da Secretaria de Estado de Educação, publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado - Minas Gerais.

Todos os candidatos nomeados em decorrência de aprovação neste concurso público deverão se submeter a exame admissional, sob a responsabilidade da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da SEPLAG, em unidade central ou unidades regionais. Esse exame avaliará a aptidão física e mental do candidato, a compatibilidade de sua condição clínica com as atribuições do cargo, o prognóstico de vida laboral e as doenças pré-existentes, eventualmente diagnosticadas, incipientes ou compensadas.

Concluído o certame e homologado o resultado final, a concretização do ato de nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas no edital obedecerá à estrita ordem de classificação, ao prazo de validade do concurso e ao cumprimento das disposições legais pertinentes.

O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público