O concurso público da Polícia Civil do estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 34 mil candidatos que disputam 119 vagas no cargo de Escrivão de Polícia, para exercício das funções nas Unidades Policiais das Delegacias Regionais do Interior do Estado. Do total de vagas, 10% serão reservadas às pessoas com deficiência. O cargo exige ensino superior completo em qualquer área de formação, idade mínima de 18 anos na data da posse, estar em pleno exercício de seus direitos civis, políticos e eleitorais. O salário da carreira é de R$ 4.098,39, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 2 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas serão avaliadas em uma escala de zero a 60 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito e as questões das provas objetivas estarão disponíveis nos endereços eletrônicos da Acadepol e da Fumarc, até a próxima quarta-feira, 5 de dezembro de 2018.

Haverá também, prova prática de digitação para os 714 candidatos com melhor pontuação na prova objetiva, incluindo os candidatos com deficiência. Esta, de caráter unicamente eliminatório, será realizada em Belo Horizonte, sendo aplicada no período provável de 04 de fevereiro de 2019 a 07 de fevereiro de 2019. Será considerado apto nesta etapa o candidato que conseguir seiscentos toques líquidos (TL) em cinco minutos. 

O candidatos passarão também por um Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, que tem como objetivo avaliar o candidato nos seus aspectos de inteligência, aptidões específicas e características de personalidade adequadas ao exercício profissional, apuradas por meio de instrumentos objetivos da Psicologia, em processo supervisionado e coordenado pelo Setor de Psicologia da Divisão Psicopedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais de acordo com o inciso XV e §§ 4º e 5º do art. 36 da Lei Complementar nº 129/2013.

As fases dos Exames Biomédicos e dos Exames Biofísicos ocorrerão em momentos distintos: primeiramente os candidatos aprovados serão submetidos aos Exames Biomédicos e, se APTOS, estarão habilitados para se submeterem aos Exames Biofísicos. Os Exames Biomédicos objetivarão aferir se os candidatos gozam de boa saúde física, se não são portadores de doenças, sinais ou sintomas que os inabilitem ao exercício da função policial e, ainda, se possuem acuidade visual e auditiva compatíveis com a carreira policial. Os Exames Biofísicos serão relativos à capacitação e sanidade física, e visam aferir se o candidato apresenta condições de saúde condizentes com peso, altura e idade, além de capacidade física para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Técnico-Profissional e as tarefas típicas do policial civil.

O candidato aprovado nas provas de conhecimentos objetiva, na prova pratica de digitação e convocado para a avaliação psicológica deverá apresentar títulos comprobatórios de seus conhecimentos, em data oportunamente publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e divulgada nos endereços eletrônicos da Fumarc e da Acadepol.

A investigação social, de caráter eliminatório, será procedida pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, entre os candidatos não eliminados nas etapas anteriores, observados os critérios definidos no edital, que serão convocados por ato Oficial no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em data oportuna, e divulgados nos endereços eletrônicos da Fumarc e Acadepol.

O candidato que desejar interpor os recursos disporá de três dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à data de publicação do objeto do recurso.

Concluídas todas as etapas do certame, será processada a apuração da classificação final do concurso.

A classificação final dos candidatos será processada pelo critério decrescente do somatório dos pontos obtidos nas provas de conhecimentos objetiva e de títulos, e será homologada por ato oficial da comissão do concurso.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável ainda uma vez, por igual período, a contar da data da publicação de sua homologação.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público