Mais de 56 mil candidatos participaram do concurso da Polícia Militar de Minas Gerais, no último final de semana. Estes, disputam 1.560 vagas no cargo de Soldado PM de 2ª Classe do quadro de Praças da Polícia Militar (concurso PMMG). As oportunidades são para candidatos de ambos os sexos, que serão lotados na capital Belo Horizonte MG e em cidades do interior do estado. Os salários ofertados são de R$ 3.278,74.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 2 de setembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total. 

Gabarito

A divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas, será nesta segunda-feira, 3 de setembro, através do site da organizadora.

A próxima etapa será composta pela avaliação psicológicas, de caráter eliminatório. Esta, será composta por teste de personalidade, teste de inteligência, e dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas, quando houver. Da análise conjunta dos resultados de cada instrumento resultará o parecer técnico apto ou inapto. 

Os candidatos passarão por uma Avaliação Física Militar, composta por avaliação médica, controle fisiológica e do teste de capacitação física e será realizada em conformidade. Este, será realizado na Academia da Polícia Militar (APM) ou outro local a ser definido pela administração do concurso e publicado no ato de convocação. O TCF terá caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato alcançar o mínimo de 60% de rendimento em cada modalidade para aprovação.

Outra etapa é os exames de saúde, que se divide em duas etapas, exames preliminares e exames complementares. Os exames serão realizados conforme os termos da Resolução Conjunta nº 4.278, de 10/10/2013 e suas alterações e outras posteriores, caso ocorram. Essa resolução contém a relação das doenças e alterações incapacitantes para ingresso na PMMG, encontrando-se disponível no site do CRS, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu conhecimento. O candidato INAPTO em qualquer dos exames de saúde será automaticamente eliminado do concurso.

A aprovação do candidato no concurso condicionar-se-á ao preenchimento dos seguintes critérios com aproveitamento mínimo de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva e estar classificado para a realização das demais avaliações, testes e exames na proporção de 3 vezes o número de vagas, incluindo a nota de corte, aptidão nos exames preliminares e complementares de saúde, aproveitamento mínimo de 12 pontos em cada prova do TCF, ser considerado apto nas avaliações psicológicas e obter resultado negativo no exame toxicológico.

Caberá recurso, devidamente fundamentado no prazo de dois dias úteis, contados da data do resultado, considerando-se o calendário da cidade de Belo Horizonte.

Os atos de resultados das provas, avaliações, testes ou exames do concurso serão de responsabilidade da Chefe do CRS e o resultado final será homologado pelo Diretor de Recursos Humanos da PMMG.

Curso de Formação

Será matriculado no Curso de Formação de Soldados o candidato que tiver sido aprovado e classificado dentro do limite das vagas, preencher os requisitos exigidos no edital, conforme o caso, e apresentar, na data estipulada para matrícula, os documentos exigidos.

O curso de formação de soldados na capital é previsto para ter início em fevereiro de 2019, com duração de 7 meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h00min, inclusive aos sábados, domingos e feriados, na Escola de Formação de Soldados (EFSd) da Academia de Polícia Militar (APM). Já no Interior do Estado o curso terá início previsto para Maio de 2019, com duração de 7 meses em regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h00min, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O curso funcionará nas Companhias Escolas das respectivas regiões.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público