O concurso público da Polícia Civil do estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 28 mil candidatos que disputam 76 vagas na carreira de Delegado de Polícia Substituto, sob regime estatutário. As vagas são para candidatos bacharéis em Direito e a remuneração inicial é fixada em R$ 11.475,57.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 17 de junho, contaram com questões de múltipla escolha. Esta, tem pontuação de zero a 70 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 60% do total de pontos. 

Outra etapa do certame é a prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, aonde serão convocados para a Prova Dissertativa os 760 candidatos de melhor pontuação, dentre estes já incluídos os 76 candidatos com deficiência. Esta, tem por objetivo avaliar o conteúdo - conhecimento do tema e a capacidade de expressão na modalidade escrita. O candidato deverá produzir, com base em temas formulados pela Banca Examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

Os concorrentes passarão também, por uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada em Belo Horizonte, devendo ser aplicada a partir do dia 02 de outubro de 2018. Será considerado aprovado o candidato que fizer no mínimo 20% de pontos em cada matéria examinada. 

Os candidatos passarão também por uma avalição Psicológica, de caráter eliminatório, tem como objetivo avaliar o candidato nos seus aspectos de inteligência, aptidões específicas e características de personalidade adequadas ao exercício profissional, apuradas por meio de instrumentos objetivos da psicologia. 

Serão convocados, por ato Oficial previamente publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, e divulgado, nos endereços eletrônicos da Academia da Polícia civil, e da organizadora, bem como disponibilizado no Quadro de Avisos disposto no hall principal da sede da ACADEPOL, para a etapa dos Exames Biomédicos e Biofísicos os candidatos não eliminados na fase da Avaliação Psicológica.

O candidato aprovado na Prova de Conhecimento Objetiva e Dissertativa, e convocado para a Prova Oral deverá apresentar títulos comprobatórios de seus conhecimentos jurídicos, em data oportunamente publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e divulgada no endereço eletrônico da organizadora. A prova de Títulos terá caráter classificatório e terá valor máximo de 05 pontos.

A investigação social, de caráter eliminatório, será procedida pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, entre os candidatos não eliminados nas etapas anteriores, observados os critérios definidos neste Edital, que serão convocados por ato Oficial no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em data oportuna, e divulgada no endereço eletrônico da organizadora, bem como disponibilizados no Quadro de Avisos disposto no hall principal da sede da ACADEPOL, para preenchimento do Boletim de Investigação Social e apresentação de documentos pessoais.

O candidato que desejar interpor os recursos disporá de três dias úteis, contados a partir do 1º dia útil subsequente à data de publicação do objeto do recurso.

Concluídas todas as etapas do certame, será processada a apuração da classificação final do concurso.

A classificação final dos candidatos será processada pelo critério decrescente do somatório dos pontos obtidos nas Provas Objetiva, Dissertativa, Oral e Títulos, e será homologada por ato Oficial da Comissão do Concurso.

O concurso terá validade por dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público