O concurso público da Prefeitura Municipal de Divinópolis, estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 26 mil concorrentes a 330 vagas. Os salários oferecidos variam entre R$ 1.291,51 e R$ 8.829,79 mensais.

As provas objetivas que ocorreram no último domingo, 18 de março, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com questões de múltipla escolha. A mesma tem pontuação diferentes para cada categoria disputada, e serão aprovados nesta etapa, aqueles que obtiverem pontuação igual ou maior que 50% do total de pontos. 

A próxima etapa do certame foi a prova discursiva, na qual os aspirantes, deveriam redigir com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade, no mínimo 20 e no máximo 30 linhas sobre um conteúdo específico pré-estabelecido. A mesma será avaliada na escala de zero a 50 pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 25 pontos.

A etapa seguinte do concurso é a prova física que, consistirá de dois testes físicos para os cargos Agente Funerário, Agente de Saúde, Agente Sanitário (Fiscal de Saúde) e três testes físicos para os cargos de Agente de Operação e Fiscalização de Transporte e Trânsito, todos de caráter eliminatório, sendo considerado INAPTO o candidato que não alcançar o desempenho mínimo exigido em qualquer um deles. Somente serão convocados para esta etapa, aqueles que forem considerados habilitados na prova objetiva. 

Já a fase seguinte, consiste em uma prova prática, na qual os candidatos passarão por uma avaliação de suas capacidades de desempenho e conhecimento exigido para exercer o cargo. Cada concorrente passará por testes referentes ao cargo que estão disputando, sendo a pontuação também referente aos critérios de avaliação pré-estabelecidos pela organização do certame. 

Outra etapa da competição, é o exame psicológico que consistirá na análise objetiva e padronizada de características de personalidade e cognitivas, podendo ser aplicada coletivamente. Por tanto, poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia. 

A última etapa do certame é a prova de títulos, aonde serão consideradas e pontuadas as formações acadêmicas e o tempo de serviço do candidato, de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Na avaliação de tempo de serviço será considerada as atividades realizadas até a data de convocação dos títulos.

O prazo para interposição de recurso será de três dias úteis no horário das 9 horas do primeiro dia às 16 horas do último dia, contados do primeiro dia subsequente da data de publicação oficial do ato objeto do recurso.

Todos os resultados preliminares e finas do certame, serão publicados através do site da organizadora. 

O prazo de validade dos certames será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público