O processo seletivo da Secretaria de Estado de Administração Prisional no estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 105 mil candidatos que disputam 4.000 vagas de ingresso no cargo de Agente de Segurança Penitenciário. O salário é de R$ 4.098,45 por jornada de trabalho de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, podendo ser desempenhada em regime de plantão, incluindo o período noturno, sábados, domingos e feriados.

As vagas são para lotação nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública com sede nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas. Será formado um cadastro reserva com 3.132 vagas para candidatos do sexo masculino e 868 para candidatas do sexo feminino.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 18 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos e não zerar em nenhuma das disciplinas.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas, foram publicados nesta segunda-feira, 19 de novembro, através do endereço eletrônico do IBFC.

Os candidatos aprovados nas provas objetivas, passarão por uma análise de títulos, de caráter classificatório, aonde serão pontuados os cursos e o tempo de serviço do candidato, de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Esta etapa terá pontuação máxima de 5 pontos. O resultado da análise de títulos será publicado junto com o resultado da prova objetiva - 1ª etapa no endereço eletrônico do IBFC. A nota final dos candidatos habilitados na primeira etapa será igual ao somatório dos pontos obtidos na prova objetiva e análise de títulos.

Para a segunda etapa, serão convocados os candidatos aprovados na primeira etapa. A Avaliação Psicológica de presença obrigatória e de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permite aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições da função. Esta etapa, consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicada coletivamente, até o limite de 30 candidatos por sala.

A terceira etapa do certame, será composta por uma Investigação Social, de caráter eliminatório, aonde serão convocados para a realização da Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada. A Investigação social é competência da Assessoria de Informação e Inteligência da SEAP/MG e correrá durante todo o PSS e seu acompanhamento se estenderá durante todo período de contratação.

Já a quarta e última etapa, é o Curso Introdutório, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos que estejam classificados dentro do limite estabelecido para cada Risp/Gênero, respeitando os candidatos empatados na última posição. 

O prazo para interposição de recurso será de dois dias úteis no horário das 9 horas do primeiro dia às 16 horas do último dia, contados do primeiro dia subsequente da data de publicação oficial do ato objeto do recurso.

Curso Introdutório

Os candidatos convocados deverão, durante o período divulgado no Instrumento de Convocação, realizar a matrícula para o Curso pela internet, no endereço eletrônico do IBFC, o descumprimento desta instrução impossibilitará o candidato de participar da 4ª Etapa do PSS.

O Curso Introdutório deverá conter carga horária mínima de 62 horas, distribuídas em disciplinas teóricas e práticas. A simples convocação para o Curso Introdutório NÃO gera direito à contratação, que será efetivada somente se o candidato for aprovado nesta Etapa do PSS e cumprir as demais exigências contidas neste Instrumento.

Serão aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem aproveitamento mínimo de 60% dos pontos distribuídos na prova objetiva do curso, frequência mínima de 90% do total da carga horária das disciplinas teóricas e frequência de 100% do total da carga horária das disciplinas práticas.

A Secretaria de Estado de Administração Prisional - SEAP convocará para contratação os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado, considerando a abertura de cadastro reserva por RISP (Região Integrada de Segurança Pública) e por gênero, obedecida a rigorosa ordem final de classificação.

Os resultados definitivos serão divulgados na Internet nos endereços eletrônicos do IBFC e da SEAP.

O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será homologado por ato da Secretaria de Estado de Administração Prisional - SEAP, sendo divulgado nos endereços eletrônicos da SEAP, do IBFC e no Diário Oficial do Estado.

A seleção valerá por um ano para aproveitamento dos aprovados, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogada por igual período a critério da Administração.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do processo seletivo