O concurso público da Polícia Civil do estado de Minas Gerais, que ocorreu no último domingo, 2 de dezembro, contou com mais de 34 mil candidatos que disputam 119 vagas no cargo de Escrivão de Polícia, para exercício das funções nas Unidades Policiais das Delegacias Regionais do Interior do Estado. Do total de vagas, 10% serão reservadas às pessoas com deficiência. O cargo exige ensino superior completo em qualquer área de formação, idade mínima de 18 anos na data da posse, estar em pleno exercício de seus direitos civis, políticos e eleitorais. O salário da carreira é de R$ 4.098,39, por regime de trabalho de 40 horas por semana.

Para efeito de desempate entre os candidatos aprovados e classificados, em ordem decrescente, com a mesma pontuação, inclusive os candidatos com deficiência, a classificação final obedecerá ao seguinte critério:

- Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

- Maior número de pontos obtidos na Prova Objetiva de Língua Portuguesa;

- Maior número de pontos obtidos na Prova Objetiva de Noções de Informática;

- Maior número de pontos obtidos na Prova Objetiva de Noções de Direito;

- Maior número de pontos obtidos na Prova Objetiva de Direitos Humanos;

- Maior número de pontos obtidos na Prova Objetiva de Noções de Criminologia;

- Maior número de pontos obtidos na Prova Objetiva de Noções de Medicina Legal;

- Maior número de pontos obtidos na Prova de Títulos;

- Maior idade.

A classificação final dos candidatos será processada pelo critério decrescente do somatório dos pontos obtidos nas provas de conhecimentos objetiva e de títulos, e será homologada por ato oficial da comissão do concurso.

A validade do concurso será de dois anos, prorrogável ainda uma vez, por igual período, a contar da data da publicação de sua homologação.

Acompanhe a divulgação do resultado final do concurso público