O concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 67 mil candidatos que disputam 500 vagas no Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar (CFSd BM) do Quadro de Praças (QP-BM) e para o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Especialistas (CFSd Esp-BM) do Quadro de Praças Especialistas (QPE-BM) do Corpo de Bombeiros do estado. Durante o curso de formação, o salário de Soldado de 2ª classe será de R$ 3.506,40. Após a formação, o Soldado passa para a 1ª Classe, que tem vencimentos de R$ 4.098,42, mais benefícios como abono fardamento, assistência médico hospitalar, psicológica e odontológica.

Do total de vagas 465 são para Soldado Combatente, destas, 418 para candidatos do sexo masculino e 47 para candidatas do sexo feminino. O cargo exige ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos na data de inclusão no curso de formação e altura mínima de 1,60m. Os requisitos devem ser cumpridos até 20/01/2020. Há ainda 35 vagas para Soldados Especialistas, sendo 10 na área de Motomecanização (Mecânica leve, Mecânica de motor a diesel e Eletricista de Autos); 20 vagas na área da Saúde (Técnico em enfermagem e Técnico em Saúde Bucal); e 5 vagas para Comunicações (Técnico em informática/ Rede de Computadores e Técnico em Telecomunicações). Para os candidatos ao Quadro de Especialistas é exigido ainda curso técnico na área da especialidade.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 20 de janeiro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 10 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas foram divulgados nesta terça-feira, 22 de janeiro, através do site da organizadora.

No mesmo dia das provas objetivas, os concorrentes realizaram uma prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, versou sobre tema contemporâneo de conhecimento geral, no valor de 10 pontos. Somente serão corrigidas 2.000 redações, daqueles candidatos melhores classificados que obtiverem, no mínimo, 50% dos pontos atribuídos à Prova Objetiva.

Para a 2ª Fase, serão convocados os candidatos aprovados e classificados na fase anterior, observada rigorosamente a ordem decrescente da nota final da 1ª Fase. A segunda fase será composta pelos exames de saúde, divididos em exames médicos preliminares e complementares, e teste psicológico, ambos de caráter eliminatório. Também na segunda fase, os candidatos realizarão uma prova teórico prática de caráter eliminatório e classificatório. 

Já na terceira fase, os candidatos realizarão teste de capacitação física, de caráter classificatório e eliminatório, e habilidades natatórias, de caráter eliminatório. E a quarta fase, será composta por um exame toxicológico de caráter eliminatório. 

Os prazos dos recursos referentes à primeira fase serão de três dias úteis contados a partir da publicação do resultado.

A Classificação se dará pelo número de vagas disponibilizadas, observadas as vagas por sexo para o QP-BM e por especialidade para o QPE-BM.

Para o Concurso ao CFSd QP-BM, a classificação final dos aprovados, de acordo com o sexo, será apurada observando-se, rigorosamente, a ordem decrescente do somatório das notas finais da 1ª (prova objetiva e de redação) e 3ª Fase (Teste de Capacitação Física).

Para o Concurso ao CFSd QPE-BM, a classificação final dos aprovados, de acordo com a especialidade, será apurada observando-se, rigorosamente, a ordem decrescente do somatório das notas finais da 1ª (prova objetiva e de redação), 2ª Fase (Prova Teórico/Prática) e 3ª Fase (Teste de Capacitação Física).

O concurso terá validade de 30 dias, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data da publicação do resultado final e convocação para matrícula.

Curso de formação

O curso de formação funcionará na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, sob a coordenação da Academia de Bombeiros Militar (ABM), tendo a duração mínima de oito meses, com início previsto para janeiro de 2020, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Depois de realizado o curso, em caso de aprovação, o militar será movimentado para qualquer Unidade do CBMMG, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, sujeitando-se às regras de movimentação previstas em legislação vigente na Corporação.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público