O concurso público da Polícia Militar do estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de sete mil candidatos que disputam 120 vagas no cargo de Cadete da Polícia Militar do Estado, Curso de Formação de Oficiais, sendo 108 vagas para candidatos do sexo masculino e 12 para mulheres. Os alunos do Curso terão, durante o período do curso, remuneração básica inicial de R$ 5.769,42, além de abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 7 de abril, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 120 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar das provas objetivas será nesta segunda-feira, 8 de abril, através do site da organizadora.

A prova dissertativa de caráter eliminatório e classificatório consiste na redação de tema que foi fornecido no momento da prova. A redação deveria conter, no máximo, trinta linhas e, no mínimo, cento e vinte palavras, tendo valor de 100 pontos. Somente serão corrigidas as provas dissertativas dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva, na proporção de até quatro candidatos por vaga para ambos os sexos, incluindo-se os que estiverem empatados na nota de corte.

Para os candidatos aprovados na primeira fase, constituída pela prova objetiva e a dissertativa, haverá avaliação psicológica, de caráter eliminatório. Estas avaliações serão realizadas em Belo Horizonte ou Contagem, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PMMG, as quais serão divulgadas aos candidatos, no ato da convocação para a realização dos exames. Esta etapa realizará teste de personalidade, teste de inteligência e dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica.

Outra etapa é a Avaliação física militar, de caráter eliminatório e classificatório. Esta, é composta de Avaliação Médica (AM)/Controle Fisiológico (CF) e do Teste de Capacitação Física (TCF) e será realizada em conformidade com a Resolução nº 4.642, de 28/12/2017, que dispõe sobre o Avaliação Física Militar - AFM, a ser aplicada aos candidatos dos concursos e processos seletivos da PMMG. No dia da avaliação o candidato convocado deverá apresentar à comissão, a Avaliação Médica Controle Fisiológico, com data de até 30 dias de antecedência do TCF, atestando que está apto para realização do TCF, explicitando que poderá realizar todas as modalidades a seguir elencadas.

Os exames de saúde dividem-se em duas etapas: exames preliminares e exames complementares e serão realizados conforme os termos da Resolução Conjunta nº 4.278, de 10/10/2013 e suas alterações. Essa resolução contém a relação das doenças e alterações incapacitantes para ingresso na PMMG, encontrando-se disponível no site do CRS, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu conhecimento.

A prova oral, de caráter eliminatório, valerá 100 (cem pontos), será realizada em Belo Horizonte, e abrangerá Direito Constitucional, Direito Penal Comum e Militar, Direito Processual Penal Comum e Militar e Direito Administrativo. Esta, será realizada em dois dias consecutivos, conforme data a ser publicada no ato de convocação para a prova. Será considerado reprovado e automaticamente eliminado do concurso aquele que não obtiver o aproveitamento mínimo de 50% nesta etapa.

A prova de títulos será de caráter classificatório e terá o valor de dez pontos. Para fins de cômputo dos pontos considerar-se-á apenas um diploma/certificado por título acadêmico. Somente serão aceitos e pontuados os títulos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Caberá recurso, devidamente fundamentado, no prazo de dois dias úteis.

Após análise e solução de todos os recursos referentes a cada ato que compõe esta fase, o resultado final será publicado no site do CRS, em data a ser definida pela administração do concurso.

A classificação final dos aprovados, de acordo com o sexo, será apurada pela ordem decrescente de notas, obtidas da soma dos pontos alcançados nas provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa), na prova de títulos e no TCF.

Será matriculado no CFO, o candidato que tiver sido aprovado e classificado dentro do limite das vagas.

A validade do concurso será de 30 dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público