O concurso público da Prefeitura de Uberaba no estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de dois mil candidatos que disputam 100 vagas na carreira de Guarda Civil Municipal. Destas, 90 são para candidatos do sexo masculino e 10 para candidatas do sexo feminino. O salário oferecido é de R$ 1.852,28, mais plano de saúde, auxilio alimentação, adicional de periculosidade correspondente a 30% do vencimento base e regime próprio de previdência social. A jornada de trabalho será de 40 horas por semana, ou em plantões de 12x36. 

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 26 de maio, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 86 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 60% dos pontos no total e 30% dos pontos em cada parte.

Gabarito

Os gabaritos oficiais das provas objetivas de múltipla escolha foram disponibilizados no endereço eletrônico IBGP, no domingo 26 de maio, a partir das 20 horas.

A segunda etapa deste concurso será constituída de questões discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. As provas foram aplicadas no mesmo dia das provas objetivas. Esta, foi composta de duas questões, que deverão ser respondidas em, no mínimo, 15 e, no máximo, 25 linhas cada uma, e valerá 24  pontos, sendo eliminados os candidatos a que forem atribuídas nota zero, de acordo com o critério de avaliação, ou que não obedecerem às orientações apresentadas no caderno de prova. Será considerado aprovado na prova discursiva, o candidato que obtiver 60% ou mais do total de pontos atribuídos à prova.

A terceira etapa será composta de Teste de Aptidão Física (TAF). A convocação dos candidatos que realizarão o TAF, com a confirmação do local, da data e do horário de realização será divulgada no endereço eletrônico da organizadora. O Teste de Aptidão Física será dividido nas modalidades de flexão em barra fixa, flexão abdominal e corrida. 

A classificação geral será feita em ordem decrescente do total de pontos obtidos na somatória dos pontos da prova objetiva de múltipla escolha, prova discursiva e teste de aptidão física.

A convocação dos candidatos que participarão do Exame Psicológico, com a confirmação do local, da data e do horário de realização, será divulgada no endereço eletrônico da organizadora. A avaliação psicológica e psicotécnica, de caráter eliminatório, terá por finalidade avaliar, de forma objetiva e padronizada, as características psicológicas, a estrutura e a dinâmica da personalidade do candidato, verificando se o mesmo apresenta as características psicológicas avaliadas nas dimensões adequadas para o exercício das atividades inerentes ao cargo de Guarda Municipal II de Uberaba e o uso de arma de fogo.

A convocação dos candidatos que realizarão a Etapa de Exames Médicos, com a confirmação do local, da data e do horário de realização, será divulgada no endereço eletrônico da organizadora. Serão realizados exames médicos, de caráter eliminatório, às expensas dos candidatos, nos termos do Protocolo Técnico de Exames Médicos da Seção de Segurança do Trabalho. Os exames médicos objetivarão permitir que um médico especialista em segurança do trabalho, após apresentação dos exames clínicos laboratoriais e complementares. 

A Sindicância Social, de caráter eliminatório, será realizada a respeito do candidato, de forma reservada e será procedida por Comissão específica, entre os candidatos matriculados no Curso de Formação de Guarda Municipal II - 7ª etapa, observados os critérios definidos no edital.

Curso de Formação

O curso de Formação terá caráter obrigatório e eliminatório, com duração de 600 (seiscentas) horas/aula, conforme matriz curricular. Serão convocados para matrícula no Curso de Formação, os candidatos classificados na 4ª etapa, até o limite de vagas previstas no edital. 

Para efetivação de sua participação no Curso de Formação, o candidato deverá, no site do IBGP, preencher os formulários "Solicitação de Matrícula" e o "Termo de Responsabilidade e Opção Pela Bolsa". 

Será considerado aprovado no Concurso Público o candidato que obtiver a pontuação e a classificação mínimas exigidas para aprovação, nos termos do edital.

No Resultado Final deste Concurso Público, os candidatos aprovados constarão na ordem crescente de classificação.

O concurso público tem prazo de validade de dois anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Município de Uberaba/MG.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público