O concurso público da Prefeitura de Varginha no estado de Minas Gerais, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 10 mil candidatos que disputam 149 vagas para cargos atualmente vagos da administração pública municipal. As oportunidades abrangem todos os níveis de escolaridade em diversas secretarias. Os salários oferecidos pela prefeitura aos novos servidores variam entre R$ 988,72 e R$ 8.052,34, e há reserva de 10% do total de vagas para pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 20 de janeiro, exceto para os cargos de Servente Escolar e Oficial de Administração cuja data prevista é 27 de janeiro de 2019. Estas, contaram com questões de múltipla escolha e serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Será aplicada Prova Prática, de caráter eliminatório, em segunda etapa, para os candidatos aos cargos de Mecânico de Veículos Pesados, Motorista e Oficial de Serviços Públicos (eletricista, encanador, pintor e soldador), desde que habilitados na prova eliminatória. Esta, será avaliada em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Será aplicada Prova de aptidão física, de caráter eliminatório, para os candidatos ao cargo de Auxiliar de Serviços Públicos/Gari, desde que habilitados na prova eliminatória. O candidato que não alcançar o Desempenho Mínimo em algum dos testes será considerado inapto na Prova de Aptidão Física.

Será aplicada Prova de Títulos, de caráter classificatório, como última etapa, para os candidatos aos cargos de Técnico de Nível Superior (todos). O candidato que deixar de encaminhar/entregar as documentações necessárias (Títulos e o Formulário de Títulos), não será eliminado do Concurso, somente não terá somados os pontos correspondentes a esta etapa. Uma vez finalizado o prazo de encaminhamento/entrega das documentações necessárias, não serão aceitos acréscimos de outros documentos.

Todos os recursos deverão ser interpostos em até três dias úteis, após a divulgação por edital, de cada evento, respeitados os prazos previstos no cronograma de execução.

A nota final, para efeito de classificação dos candidatos, será igual à soma das notas obtidas nas provas objetiva e de Títulos, conforme aplicadas a cada cargo.

A classificação final do Concurso Público será publicada por edital e apresentará apenas os candidatos aprovados por cargo, em ordem decrescente de pontos, sendo composta de três listas, contendo a primeira a pontuação de todos os candidatos, inclusive a de pessoas com deficiência e a de negros, a segunda contendo somente a pontuação de pessoas com deficiência, e a terceira contendo somente a pontuação de negros, se houver aprovados.

O concurso público terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável ainda por mais dois anos, a critério do Município de Varginha.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público