A aplicação da etapa de provas objetivas do concurso do Corpo de Bombeiros do estado do Mato Grosso do Sul ocorreu no último final de semana, no intuito de preencher 170 vagas em seu quadro geral de pessoal, divididas da seguinte forma:

- 20 vagas no Curso de Formação de Oficiais BM/2013, sendo 16 vagas para o sexo masculino e 04 vagas para o sexo feminino;
- 150 vagas para ingresso no quadro de Praças de Bombeiros Militares (QPBM), sendo 135 vagas para homens e 15 vagas para mulheres.

As funções exigem apenas nível médio e habilitação categoria "B", além de idade entre 18 e 24 anos e altura padrão dos candidatos conforme cada sexo. Apesar das exigências, as funções oferecem salário variando de R$ 1.540,95 a R$ 3.303,33, conforme função e antes e depois do Curso de Formação.

Provas de Bombeiros-MS

Os mais de 2 mil inscritos serão avaliados por meio de diferentes etapas de provas, sendo elas:

- Prova escrita objetiva: Ocorreu nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Naviraí, conforme o cargo, constituída de 80 questões, com duração de 04 horas. Será aprovado aquele que atingir no mínimo 50% de acertos na etapa, sem zerar nenhuma disciplina.

- Exame de aptidão mental e exame de saúde: Serão convocados para esta etapa, os melhores classificados na etapa anterior, dentro de 03 vezes o número de vagas oferecidas. Esta etapa ocorre em Campo grande avaliando 24 parâmetros mentais e sendo apto ou não no teste de saúde.

- Exame de capacitação física: Se dará por meio de 06 testes, sendo eles flexão e extensão de membros superiores na barra fixa (somente para candidatos do sexo masculino), conjugado (somente para os candidatos do sexo feminino), abdominal tipo remador, corrida de 3.200 m para o sexo masculino, corrida de 2.600 m para o sexo feminino, natação e flexão e extensão de membros superiores sobre o solo (apoio). Para ser aprovado é necessário atingir os índices mínimos do edital.

- Investigação social: Serve para verificar o histórico e documentação do candidato.

Recursos podem ser efetuados em até 02 dias úteis apos divulgação da etapa a ser contestada, por meio do site da concurso.ms.gov.br.

Candidatos serão convocados par ao curso de formação conforme classificação no concurso até o momento, dentro do número de vagas oferecidos para cada sexo, em seu respectivo cargo. Para mais detalhes e informação, confira o edital do concurso.

Gabarito Bombeiros-MS

O gabarito está postado logo abaixo, desde a data de 17 de outubro de 2013. Curta nossa página no facebook e receba as novidades deste e demais concursos.

Faremos o acompanhamento aos resultados das demais etapas de prova deste concurso e resultado final, em anexo.