A Polícia Civil do estado do Mato Grosso do Sul (PC-MS) realizou no domingo, dia 17, as provas objetivas do concurso público que visa preencher 210 vagas em cargos de nível superior para ingresso na área da segurança pública do estado. Do total de vagas abertas, a Polícia reserva 42 vagas para candidatos negros, 6 vagas para índios e 11 para pessoas com necessidades especiais. Mais de 28 mil candidatos participam do certame. 

A remuneração salarial oferecida para os cargos de escrivão de Polícia Judiciária e Investigador de Polícia Judiciária é de R$ 3.888,26. Já para o cargo de Delegado de Polícia é de R$ 14.978,26.

A prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório realizado no final de semana era composta por 80 questões, valendo um ponto cada. Será considerado aprovado o candidato que somar no mínimo 60% da nota e não zerar nenhuma área de conhecimento. 

O gabarito oficial preliminar da fase objetiva será divulgado na quarta-feira, dia 20,  por edital das Secretarias de Estado de Administração, Justiça e Segurança Pública no Diário Oficial do Estado - DOE, no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br e disponibilizado, via Internet, nos sítios www.fapems.org.br e www.acadepol.ms.gov.br.

O resultado definitivo da prova objetiva, após recursos, será divulgado dia 09 de outubro. 

O prazo de interposição de recursos será de dois dias úteis após a divulgação do ato que regou desacordo, devendo ser encaminhado pelo site da organizado, devidamente fundamentado. 

Os candidatos aprovados serão convocados para a fase de avaliação de títulos, avalição médico-odontológica, prova prática de digitação, avaliação de aptidão física, investigação social e avaliação psicológica, conforme cargos e classificação.

Os aprovados em todas as fases do concurso, serão convocados para a realização da matrícula no Curso de Formação Policial, essa convocação observará, rigorosamente, a ordem de classificação e a quantidade de vagas oferecidas. O Curso terá a carga horária mínima de 600 horas/aula e será coordenado e ministrado pela Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira - Acadepol, em Campo Grande, podendo ser procedidas atividades em outros locais. 

A nomeação dos candidatos aprovados para exercer, em caráter efetivo, o cargo do Agente de Polícia Judiciária e de Delegado, será processada por ato do Governador do Estado e a posse formalizada mediante a lavratura de termo próprio, assinado pela autoridade competente, no prazo máximo de trinta dias a contar da publicação da nomeação.

A validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do governo do estado.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público