A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso (Seduc-MT) realizou, por meio do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), as provas objetivas para o cargo de Professor da Educação Básica, de um grande concurso público. As provas paras os demais cargos acontecem no dia 24 de setembro. No total são oferecidas 5.748 vagas em diversos cargos de ensino superior, médio e fundamental do órgão, com lotação em diversos municípios do estado. O número total de inscritos no certame ultrapassam os 250.900 candidatos.

Os aprovados e nomeados serão regidos pelos preceitos estatutários e 10% das vagas serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência. Todos os cargos terão jornada de trabalho de 30 horas semanais. As remunerações oferecidas variam entre R$ 1.167,12 e R$ 8.875,13, conforme função. 

O concurso constará de prova objetiva para todos os cargos, prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para Professores e Técnico Administrativo Educacional, e avaliação didática e de títulos, de caráter classificatório, apenas para professores.

As provas objetivas realizadas no domingo, dia 17, eram compostas por questões de conhecimentos básicos, gerais e específicos. No total era 70 questões, valendo 100 pontos, e para ser aprovado, o candidato precisa somar no mínimo 50. 

A prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório também foi realizada no domingo, mas somente serão corrigidas dos candidatos aprovados na fase objetiva e classificados até quatro vezes o número de vagas oferecidas. Essa fase era composta por uma redação e mais quatro questões, que no total somam mais 100 pontos, e para ser aprovado o candidato precisa de no mínimo 50. 

O gabarito preliminar das provas objetivas, o caderno de questões e o espelho das folhas de respostas do candidato, serão disponibilizados no máximo até terça-feira, dia 19, no site da IBFC- http://www.ibfc.org.br

A fase de avaliação didática será aplicada apenas para o cargo de professor de Educação básica, avaliada de zero a 100 pontos, sendo considerado classificado o candidato que somar no mínimo 50.  A convocação para essa fase será realizada por meio de edital de convocação no site da organizadora. 

Os candidatos convocados para avaliação didática deverão entregar os documentos para avaliação de títulos, mas somente serão analisados os títulos dos candidatos aprovados na fase anterior. Na prova de títulos a nota máxima é de 9,0 pontos. 

Os recursos contra alguma ação do certame poderão ser interpostos no prazo de dois dias úteis após a publicação, entre as 9 horas e às 16 horas, devendo ser feito no site da organizadora. 

O resultado final do certame será publicado no Diário Oficial do Mato grosso, e nos sites www.gestao.mt.gov.br, www.seduc.mt.gov.br e www.ibfc.org.br.

O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público