A Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso realizou no último domingo, dia 08, as provas objetivas do edital que teve retificação, reabrindo as inscrições no concurso público que vai formar cadastro de reserva no cargo de Delegado de Polícia. A seleção está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

A função de Delegado exige diploma de bacharel em Direito, expedido por escola oficial ou reconhecida e devidamente registrada no Ministério da Educação. Os Delegados têm vencimentos a partir de R$ 19.316,49, por jornada de trabalho de 40 horas semanais. No total são mais de 13.200 candidatos participando do certame. 

No final de semana os aspirantes realizaram as provas objetivas e dissertativas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Eram 80 questões objetivas, sendo 30 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos, cada uma valendo um ponto, mais 5 questões dissertativas sobre diferentes áreas de direito. Para ser considerado aprovado na fase objetiva o candidato precisa somar no mínimo 6,00 pontos em conhecimentos gerais, 15,00 em conhecimentos específicos e 24,00 no conjunto das provas. O gabarito preliminar das questões deve ser divulgado na terça-feira, dia 10, a partir das 19 horas

A prova dissertativa será avaliada em 8 pontos cada questão, somando no total, 40,00 pontos. todos os candidatos realizaram essa etapa, porem só serão corrigidas as provas doas candidatos classificados e com colocação até a 270ª posição para a listagem geral e até a 30ª posição para os candidatos que se declararam pessoas com deficiência.

Que desejar, poderá interpor recursos no prazo de dois dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser feito exclusivamente no site da organizadora, de forma clara e consistente, seguindo as instruções do edital. 

Para os candidatos aprovados, a próxima fase do concurso será de prova oral, com data prevista para 25 e 26 de novembro, também de caráter eliminatório e classificatório, será avaliada em no máximo 10,00 pontos e para ser aprovado o candidato precisa somar no mínimo 5,00 pontos.  Na avaliação da prova oral, serão considerados o domínio do conhecimento jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. 

Passado a fase oral, quem continuar no certame terá prova de títulos. Essa será apenas classificatória e valerá 20,45 ainda que a soma dos valores dos documentos apresentados seja maior que isso. Conforme os candidatos forem aprovados, o concurso ainda terá fase de exames de saúde, onde o candidato será considerado apto ou inapto a exercer a função, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. 

A nota final no concurso será o somatório da nota final nas provas escritas objetivas, da prova escrita dissertativa, da prova oral e da nota final na avaliação de títulos. Os candidatos serão listados em ordem de classificação, de acordo com os valores decrescentes das notas, observados os critérios de desempate deste edital. 

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público