O concurso público da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 17 mil concorrentes que disputam 162 vagas e formação de cadastro de reserva em diversos cargos de níveis médio, técnico e superior, sob regime estatutário. São 62 vagas para professores-nível superior, 34 para técnico administrativo educacional-nível superior, 38 para técnico de apoio educacional-curso técnico-nível médio e 28 vagas para apoio educacional-nível médio. As cargas horárias são de 30 horas para professores e de 40 horas semanais às demais funções.

Os aprovados serão lotados nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cuiabá, Cáceres, Matupá, Juara e Primavera do Leste. As remunerações dos cargos variam entre R$ 2.297,17 e R$ 9.907,82. 

As provas objetivas que aconteceram no último domingo, 15 de abril, de caráter eliminatório e classificatório, contaram com questões de múltipla escolha. Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver 50% de acertos nesta etapa e que obtiver nota zero em qualquer área de conhecimento. A divulgação do gabarito desta etapa, foi feita no mesmo dia da prova. 

No mesmo dia da prova objetiva, os aspirantes prestaram uma redação, de caráter eliminatório e classificatório, valendo 100 pontos e composta de uma questão, em que o candidato deveria elaborar um texto de acordo com o tema proposto. O texto deveria conter no mínimo de 10 linhas e no máximo 30 linhas. Sendo eliminado o candidato que não obtiver o mínimo de 50 pontos na redação.

Os concorrentes ao cargo de professora, passarão por uma prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, aonde o candidato sorteará, com antecedência máxima de 24 horas e no mínimo de 18 horas o seu tema de aula, constante de uma relação de temas ligados à área de conhecimento específico do cargo, objeto do concurso. Será reprovado do concurso o concorrente no qual o grupo da prova de aula seja menor que 60. 

Outra etapa do certame é a prova de títulos, de caráter classificatória, aonde a banca examinadora atribuirá ao candidato a pontuação correspondente aos títulos acadêmicos e experiência profissional, obedecendo às especificações da tabela pré-estabelecida de pontuação de titulação, correspondente à vaga concorrida.

A classificação do candidato será realizada em ordem decrescente da nota final.

O candidato poderá interpor recurso, mediante exposição fundamentada e documentada em um prazo de dois dias uteis, a contar da data da publicação do ato que gerou desacordo.

O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, dentro dos prazos legais.

O prazo de validade do Concurso Público objeto deste Edital será de um ano, a contar da data de publicação do resultado final no Diário Oficial de Mato Grosso-MT, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, a critério da SECITEC.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público