O concurso público do Tribunal de Justiça do estado do Mato Grosso, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de cinco mil candidatos que disputam 9 vagas imediatas e a formação de cadastro reserva na carreira de Juiz Substituto. São seis vagas de ampla concorrência, uma reservada para pessoas com deficiência e duas destinadas aos candidatos negros. A carreira exige diploma de graduação de bacharel em Direito, três anos de atividade jurídica exercida e comprovada após a obtenção do grau, e idade mínima de 25 e máxima de 65 anos. O subsídio do cargo é de R$ 23.577,96.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 18 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver, no mínimo, 30% de acerto das 'questões em cada bloco e, satisfeita essa condição, alcançar, também, média final de, no mínimo, 60% de acertos do total referente à soma algébrica das notas dos três blocos.

Gabarito

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva seletiva será publicado, até a próxima quarta-feira, 21 de novembro no Diário da Justiça Eletrônico e divulgado nos sites do Tribunal de Justiça e da Vunesp.

A Segunda Etapa do concurso, executada pela Comissão de Concurso, será composta de duas provas escritas, discursiva e prática de sentença, a serem realizadas em dias distintos. Estas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão de zero a dez cada, exigindo-se para aprovação a nota mínima de seis em cada uma delas. Já a terceira etapa do concurso, executada pela Comissão de Concurso, de caráter eliminatório, consistirá da inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social e exames de sanidade física, mental e psicotécnico.

A etapa seguinte, será composta por uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, que consistirá na arguição do candidato sobre o conhecimento técnico, cumprindo à Comissão de Concurso avaliar-lhe o domínio do Conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. Esta, será efetuada pela Comissão de Concurso, em recinto de livre acesso ao público, em data e horário previamente designado no edital de convocação, publicado com a antecedência mínima de dez dias da data da prova, vedado o exame simultâneo de mais de um candidato.

A última etapa do certame será a avaliação de títulos, de caráter classificatório. A documentação referente a esta etapa, deverá ser entregue no momento da inscrição definitiva, considerados, para efeito de pontuação, os obtidos até então. É ônus do candidato produzir prova documental idônea de cada título por ele apresentado, não se admitindo a concessão de dilação de prazo para esse fim.

O candidato poderá interpor recurso, sem efeito suspensivo, no prazo de dois dias úteis„ contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação do ato impugnado

A classificação dos candidatos habilitados obedecerá à ordem decrescente da média final.

A publicação do resultado final do concurso será feita em listas distintas, uma contendo a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos com 'deficiência e negros, outra contendo somente a dos Portadores com Deficiência, e outra com os Negros, os quais serão chamados na ordem das vagas reservadas às pessoas com deficiência e negros.

O concurso terá validade por um ano, contado da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável, uma vez, por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público