A Polícia Civil do estado do Pará (PC-PA) realizou as primeiras provas objetivas de seu concurso no dia 11 de setembro. Mais de 28 mil candidatos se inscreveram para os cargos de Investigador de Polícia Civil, Escrivão e Papiloscopista. Acompanhe a divulgação do gabarito, pela Funcab:

As provas para o cargo de Delegado foram anuladas em 13 de outubro

O cargo de Investigador teve 18.419 inscritos para a disputa de 300 vagas; o cargo de Escrivão teve 7.824 candidatos para 180 vagas; já para a função de Papiloscopista foram 1.763 inscritos para 20 vagas. O salário inicial desses cargos é de R$ 5.204,05, incluindo todos os benefícios previstos.

Saiba mais sobre o concurso aqui.

A Polícia Militar do Pará também realiza concurso em 2016.

Provas

Várias subfases são previstas para a primeira fase de avaliação dos candidatos. A primeira delas, a prova objetiva, aconteceu no dia 11 de setembro nas cidades de Belém, Marabá, Altamira e Santarém, conforme a opção feita pelo candidato no ato de inscrição. Foram 80 questõs distruibuidas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Noções de Medicina Legal, Noções de Identificação, Noções Básicas de Química e Noções de Medicina Legal; a nota máxima dessa subfase é 10 pontos.

As demais subfases da primeira etapa - prova de capacitação física, de caráter eliminatório; exame médico, de caráter eliminatório; exame psicológico, de caráter eliminatório; e investigação social e criminal, de caráter eliminatório - serão realizadas apenas na cidade de Belém. Veja todo o cronograma das demais subfases.

A segunda etapa de avaliação é o curso de formação, que não tem cronograma previsto até então, mas será realizado na cidade de Marituba e terá com carga horária mínima de 680 horas/aula.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares da prova objetiva saem, pela Funcab, a partir das 12 horas do dia 12 de setembro. Para a interposição de recurso, os candidatos dispõe do prazo entre as 10 horas do dia 13 e as 23h59min do dia 14/09. Os gabaritos definitivos, assim como os resultados preliminares da subfase, saem no dia 14 de outubro.

O resultado final, após toda a realização da primeira etapa, está previsto para 18 de agosto de 2017. A validade do certame, para fins de convocação, será de um ano. Esse prazo pode ainda ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Curta nossa página no Facebook para mais informações e novidades. Comente, converse, troque ideias com outros usuários no chat abaixo.

Acompanhe a divulgação dos gabaritos e resultados