O concurso público do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 5 mil candidatos que disputam 74 vagas em cinco cargos de ensino superior. Os salários variam entre R$ 3.266,84 e R$ 4.245,29, por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

São 52 vagas para o cargo de Técnico Previdenciário A, que exige diploma de curso de graduação de ensino superior em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Sociologia ou Ciências Sociais. Há ainda 3 vagas para Técnico Previdenciário B, que exige diploma de curso de graduação de ensino superior em Serviço Social ou Psicologia; uma vaga para Técnico de Estatística, que exigirá diploma de curso de graduação de ensino superior em Estatística, Ciências Contábeis, Matemática ou Ciências Atuariais, 3 vagas para Analista de Investimentos, para graduados em Economia, Matemática, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis ou Ciências Atuariais; e, por fim, 15 vagas para o cargo de Técnico de Administração e Finanças, que exige diploma de curso de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Direito, Economia, Sociologia, Ciências Sociais ou Biblioteconomia.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 22 de julho, contaram com questões de múltipla escolha. Esta, terá pontuação de zero a 10 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50% do total de pontos previstos. 

Gabaritos

A divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas acontecerá nesta segunda-feira, 23 de julho, pelo site da organizadora IADES.

No mesmo dia das provas objetivas os candidatos realizaram uma prova discursiva, que era constituída pela elaboração de texto dissertativo e argumentativo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas. Esta, tem o objetivo de avaliar os conhecimentos gerais e os conhecimentos específicos, pertinentes a cada cargo, constantes do conteúdo programático e, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Os candidatos aprovados nas primeiras etapas, passarão também por uma prova de títulos, de caráter classificatório. Esta, valerá três pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. Todos os documentos referentes à esta etapa deverão ser apresentados em cópias frente e verso, autenticadas em cartório, cuja autenticidade será objeto de comprovação mediante apresentação de original e outros procedimentos julgados necessários, caso o candidato venha a ser aprovado.

Os recursos deverão ser interpostos no prazo de até dois dias úteis, contados a partir da publicação do fato que gerou o recurso.

A pontuação final dos candidatos classificados será a nota obtida nas provas realizadas pelo candidato. O prazo de validade do concurso é de um ano, a contar da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da IGEPREV.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso IGEPREV-PA