O concurso público do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves do estado do Pará, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 13 mil candidatos que disputam 95 vagas e formar cadastro de reserva em vários cargos de níveis médio, técnico e superior para lotação nos municípios de Altamira, Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. As remunerações variam entre R$ 5.210,05 e R$ 8.482,04.

As oportunidades são para Perito Médico Legista - áreas de Medicina, Medicina Psiquiátrica, Perito Criminal nas áreas de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Farmácia, Física, Geologia, Medicina Veterinária, Odontologia, Processamento de Dados, Auxiliar Técnico de Perícia nas áreas de Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Mecânica e Técnico de Radiologia.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 31 de março, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 10 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e os cadernos de questões serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico da Fadesp, a partir das 10 horas desta segunda-feira, 1 de abril.

A prova discursiva será aplicada no mesmo dia, turno e dentro dos prazos de duração previstos para a realização da prova objetiva. Esta, tem o objetivo de avaliar, com base nos conhecimentos constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. Será eliminado e não terá classificação alguma no concurso público o candidato que obtiver pontuação final na prova discursiva inferior a seis pontos.

Os candidatos não eliminados na primeira fase, serão convocados para a segunda fase (exames médicos). O Exame Médico, de caráter eliminatório, para avaliação de exames médicos e laboratoriais será realizada para todos os cargos. A avaliação médica será composta de avaliação clínica, realizada por junta médica e de exames complementares. 

Os candidatos não eliminados na segunda fase, serão convocados para a terceira fase (prova de capacidade física). Esta etapa terá caráter exclusivamente eliminatório e os candidatos serão considerados apto ou inapto. Os testes físicos serão realizados em até duas tentativas, com exceção da corrida, que será realizada em apenas uma tentativa. Caso o candidato não alcance o índice mínimo na primeira tentativa, poderá realizar uma segunda tentativa com um intervalo mínimo de 15 minutos e máximo de 30 minutos entre a primeira e a segunda tentativa, para sua recuperação física.

Os candidatos não eliminados na terceira fase (Prova de Capacitação Física), serão convocados para a quarta fase (Exame Psicológico). O Exame Psicológico, de responsabilidade da FADESP, será realizado por psicólogos regularmente registrados no CRP, em dia com suas obrigações para com a categoria e com experiência em avaliação psicológica. O processo de exame psicológico obedecerá ao disposto na Resolução do Conselho Federal de Psicologia Nº 002/2016, sendo constituído de instrumentos e técnicas psicológicas científicas aplicadas de forma individual e coletiva.

Os candidatos não eliminados na segunda fase (Exames Médicos), serão convocados para a quinta fase (Investigação Criminal e Social). A investigação criminal e social do candidato dar-se-á durante todo o transcurso do concurso, incluindo primeira e segunda etapa, por meio de investigação no âmbito social, funcional, civil e criminal, a fim de buscar os elementos que demonstrem que o candidato possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo de carreira. A investigação terá início por ocasião da inscrição do candidato no concurso público e terminará com o ato de nomeação.

Para os candidatos não eliminados na quarta fase (Exame Psicológico), serão convocados para a sexta fase (Prova de Títulos). Deverão, então, imprimir, preencher e assinar o formulário disponível no site da FADESP, e, enviá-lo por carta registrada juntamente com os documentos comprobatórios na forma do subitem 17.8 do edital, à Comissão Executora do Concurso CPCRC/PA - FADESP (Documentos Prova Títulos), Rua Augusto Corrêa, s/n, Campus Universitário da UFPA, Guamá, Belém-Pará, CEP 66075-110, no prazo, data de postagem no correio, estabelecidos no Edital de Convocação para a prova de títulos. A avaliação de títulos valerá três pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito preliminar das provas objetivas, ou de qualquer outro resultado de fase ou etapa, divulgado em caráter preliminar, disporá de até dois dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da sua divulgação do objeto de recurso.

A classificação final do candidato no concurso público, conforme antigo 7° da Lei n°6.829 de 07 de fevereiro de 2006, será a resultante da média geral das disciplinas do curso de formação ministrado pelo IESP, em caso de empates serão adotados os critérios de desempate edital.

A validade do concurso será de um ano, a contar da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do CPCRC/PA.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público