O concurso público do Departamento de Trânsito do estado do Pará, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 79 mil candidatos que disputam 100 vagas sob regime estatutário nos cargos de Agente de Educação de Trânsito e Agente de Fiscalização de Trânsito. Os dois cargos têm salários de R$ 2.191,52, por jornada de trabalho de 30 horas por semana. Do total de vagas, 66 são para Agente de Fiscalização, cargo que exige ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias AB, com habilitação de dois anos, e 34 vagas para Agente de Educação de Trânsito, que exige apenas certificado de curso de ensino médio.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 3 de fevereiro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a 10 pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total pontos.

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e os cadernos de questões serão divulgados na página da organizadora, a partir das 10 horas desta segunda-feira, 11 de fevereiro. 

No mesmo dia das provas objetivas os candidatos realizaram uma prova discursiva, caráter eliminatório e classificatório. Esta, tem o objetivo de avaliar, com base nos conhecimentos constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato receberá nota zero na prova discursiva em casos de fuga ao tema, de haver texto com quantidade inferior a 20 linhas, de não haver texto ou de identificação em local indevido.

Os candidatos ao cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, serão convocados para Avaliação Médica, de caráter eliminatório, que será realizada por junta médica e compreenderá avaliação clínica e exames complementares (médicos e laboratoriais). Os candidatos convocados para esta etapa deverão arcar com as despesas de realização dos exames, laudos e imagens.

Para os candidatos do cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, aptos na Avaliação médica, serão convocados para o Teste de Capacidade Física, de caráter exclusivamente eliminatório. O teste de capacidade física será aplicado em condições climáticas e infraestrutura disponível para sua realização. O resultado do Teste de Capacidade Física será publicado no Diário Oficial do Estado e no site da FADESP.

Os candidatos do cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, serão convocados para Avaliação Psicológica. Esta, será realizada por psicólogos regularmente registrados no CRP, em dia com suas obrigações para com a categoria e com experiência em avaliação psicológica. O processo de avaliação psicológica obedecerá ao disposto na Resolução do Conselho Federal de Psicologia Nº 002/2016, sendo constituído de instrumentos e técnicas psicológicas científicas aplicadas de forma individual e coletiva.

Também para os candidatos aos cargos de Agente de Fiscalização de Trânsito, haverá entrega de Certidão Negativa da Vara de Execução Criminal. O candidato convocado para esta Etapa deverá imprimir e preencher o Formulário Específico, que estará disponível no site da FADESP no período desta Etapa e entregá-lo em data, horários e local definido no Edital de convocação desta, juntamente com a original válida da Certidão Negativa da Vara de Execução Criminal, da cidade Estado em que residiu nos últimos 5 anos.

Curso de Formação

A convocação ao curso de Formação, de caráter eliminatório, será aplicada aos candidatos aptos na Entrega de Certidão Negativa da Vara de Execução Criminal. O curso de Forma o será ministrado com carga horária mínima de 300 horas/aula, distribuídas em aulas técnicas e práticas, exigindo-se do aluno frequência obrigatória mínima de 85% (oitenta e cinco por cento), por disciplina. O candidato será avaliado no curso como apto ou inapto, com avaliações aplicadas no decorrer do curso, cuja nota, por avaliação, será de zero a dez, tendo o candidato que obter o mínimo de seis para não ser inapto, e cumprir com todas as normas da Institui o que irá ministrar o evento para n o ser inapto.

O candidato que desejar interpor recurso disporá de até dois dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente a divulgação do objeto de recurso.

A Homologação do resultado final do concurso, de competência da Secretária de Estado de Administração, será publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, e no endereço eletrônico da FADESP constituindo-se na relação de todos os candidatos aprovados e classificados nas Etapas deste concurso.

O concurso terá validade por um ano, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período, a critério do Detran do Pará.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público