O concurso público da Prefeitura de Ananindeua no estado Pará, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 7 mil candidatos que disputam 50 vagas e ainda formar cadastro de reserva no cargo de Guarda Civil Municipal. Das 50 vagas, 10 são para candidatas do sexo feminino e 40 para homens. No cadastro reserva, os aprovados poderão ser convocados no decorrer da validade da seleção. A remuneração inicial do cargo é de R$ 998,00, mais 100% de gratificação de risco de vida, 100% de gratificação de atividade operacional e R$ 400,00 de vale-alimentação.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 01 de dezembro, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a dez pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia das provas, 01 de dezembro e o gabarito definitivo será divulgado no dia 13 de dezembro pelo site da organizadora.

A segunda fase do concurso será composta pelo teste de avaliação física, de caráter eliminatório. Esta, será realizado em data, local e horário a ser previamente divulgados em Edital Específico de convocação para o Teste de Avaliação Física. O candidato deverá acompanhar a publicação do edital específico de convocação para o teste de avaliação física. O teste de avaliação física terá caráter eliminatório e será considerado apto o candidato que conseguir atingir o índice mínimo desejável dentro do tempo máximo e do número de tentativas permitidos.

A terceira fase denominada de avaliação psicológica, de caráter eliminatório, será aplicada somente aos candidatos aptos na segunda fase. Esta, tem como finalidade mensurar, de forma objetiva e padronizada, identificando e quantificando escores, características e habilidades psicológicas do candidato, que favoreçam um prognóstico a respeito da adaptação e adequação ao desempenho das atribuições do cargo.

A avaliação antropométrica e médica, de caráter eliminatório, será aplicada somente aos candidatos aptos na avaliação psicológica. Esta, será composta de avaliação clínica de exames médicos apresentados pelos candidatos e por avaliação antropométrica, tudo realizado por junta médica nos termos do Decreto n.º 1.651, de 26 de agosto de 2019. Os candidatos convocados para a Avaliação Antropométrica e Médica deverão arcar com as despesas de realização dos exames, laudos e imagens que forem necessários à sua avaliação médica.

Haverá também Investigação de Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório, verificará os antecedentes pessoais do candidato e será realizada por uma comissão específica, ocorrendo durante todo o transcurso do concurso público por meio de investigação social, funcional, civil e criminal. A Entrega dos documentos referentes à Investigação de Antecedentes Pessoais será realizada em data, local e horário a ser previamente divulgados em Edital Específico de Convocação para a Entrega de Documentos referentes à Investigação de Antecedentes Pessoais. O candidato deverá acompanhar a publicação do Edital Específico de Convocação para a Investigação de Antecedentes Pessoais.

Será considerado aprovado no Concurso Público, o candidato aprovado na segunda etapa do certame.

Os resultados de cada etapa deste Concurso Público, bem como, todas as comunicações oficiais de interesse dos candidatos, serão disponibilizados para consulta no endereço eletrônico da organizadora.

A nomeação e posse no cargo obedecerão à ordem de classificação, não gerando o fato da aprovação direito à nomeação, que dependerá da necessidade de pessoal e disponibilidade orçamentária da Administração Pública.

O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito do concurso público