O Corpo de Bombeiros Militar do estado do Piauí (CBMEPI) realizou no domingo, dia 19, as provas objetivas do concurso público que servirá para preencher 110 vagas, sendo 100 para homens e 10 para mulheres no curso de formação de Soldado. A nova seleção é retificadora do concurso de 2014, que foi suspenso. No total, cerca de 5.100 aspirantes disputam as vagas. 

O cargo de soldado exige ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos até a data de matrícula no curso de formação. A remuneração inicial dos Soldados Bombeiros no Piauí é de R$ 3.100,00.

As provas objetivas eram de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco horas, os candidatos responderam à 60 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, além de realizarem uma prova dissertativa que se dava pela elaboração de uma redação. As questões de objetivas serão avaliadas em no máximo 60 pontos, para ser aprovado o candidato precisa somar no mínimo 20 em conhecimento gerais e 10 em conhecimentos específicos. Já a redação terá nota máxima de 20 pontos, e será aprovado o candidato que somar no mínimo 12.

Os gabaritos e as questões da prova escrita objetiva para fins de recursos, estarão disponíveis no endereço eletrônico http://nucepe.uespi.br, a partir de segunda-feira, dia 20 de novembro. Já no dia 05 de dezembro será divulgado o resultado final da prova objetiva, e no dia 12 de dezembro o resultado da prova dissertativa. 

O certame ainda terá exame de saúde médico e odontológico, de caráter eliminatório; teste de aptidão física, onde os aspirantes serão classificados em aptos ou inaptos a exercer a função; exame psicológico, com duração máxima d e 3 horas e aplicação coletiva de testes de personalidade e habilidades especificas; e como última fase, investigação social.

O candidato poderá interpor, individual ou coletivamente, um único recurso relativo à contestação do gabarito ou da elaboração de questões da Prova Escrita Objetiva e da Prova Escrita Dissertativa, utilizando-se de Formulário próprio através do link 11 disponibilizado na página do Concurso, seguindo os padrões determinados no requerimento e disponível no site http://nucepe.uespi.br, devidamente fundamentado e dirigido à Comissão Organizadora do Concurso Público, a partir das 8h do primeiro dia às 18h do último dia. 

O resultado final do concurso público após todas as etapas e analise de interposições será divulgado dia 26 de abril de 2018, no site da organizadora. 

Os candidatos habilitados ao Curso de Formação, obedecida a estrita ordem de classificação dentro do número de vagas estabelecidas nos Quadros 1 deste Edital, serão matriculados na condição de Alunos no Curso de Formação de Soldados (CFSd - BM), na forma do Art. 158 §2º, da Constituição Estadual, com duração de no mínimo 600h/a.

O presente edital tem validade por dois anos contados de sua publicação no Diário Oficial do Estado

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público