O concurso público do Ministério Público do estado do Piauí, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de dois mil candidatos que disputam 5 vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Promotor de Justiça Substituto (concurso MP-PI). Do total de vagas abertas, 10% serão destinadas para as pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros. A carreira exige nível superior em Direito em escola oficial reconhecida pelo MEC, além de comprovação de, no mínimo, três anos de experiência em atividade jurídica. O subsídio da função é de R$ 24.818,90.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos aos cargos de nível superior, contaram com questões de múltipla escolha. Estas, serão avaliadas em uma escala de zero a dez pontos, sendo considerado habilitado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares da prova preambular serão divulgados na internet, no endereço eletrônico da organizadora, a partir das 19 horas da data provável de 25 de fevereiro de 2019.

Haverá prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, com pontuação total de 10 pontos. Esta etapa, contará com peça processual ou dissertação, de até 120 linhas, no valor de quatro pontos e três questões dissertativas, de até 30 linhas cada, no valor de dois pontos para cada questão. A nota final nas provas discursivas (NFPD) será igual à soma das notas obtidas nas duas provas.

Respeitados os empates na última colocação, a inscrição definitiva será requerida somente pelos candidatos aprovados nas provas discursivas, mediante requerimento dirigido ao Presidente da Comissão de Concurso, entregue no endereço a ser divulgado por ocasião da publicação da convocação para essa fase.

Serão convocados para os exames de higidez física e mental os candidatos aprovados nas provas discursivas e convocados para a entrega da documentação da inscrição definitiva. Estes, terão caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto. Os exames de higidez física e mental objetivam aferir se o candidato goza de boa saúde física e mental para desempenhar as atribuições típicas da categoria funcional.

Todos os candidatos aprovados nas provas discursivas, serão convocados para o preenchimento da Ficha de Informações Confidenciais (FIC). Esta, será realizada pela Comissão do Concurso, consiste na coleta de informações sobre a vida pregressa e atual do candidato, para fins de comprovação da idoneidade moral e conduta individual e social. Os candidatos que não forem convocados para a sindicância de vida pregressa, estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no concurso.

Realizarão prova oral todos os candidatos com inscrição definitiva deferida, não eliminados na sindicância e nos exames de higidez física e mental. Esta, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 10 pontos e versará sobre as áreas de conhecimento estabelecidas no quadro de provas. A prova oral terá a duração de até 20 minutos por candidato, tempo em que o candidato deverá ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora.

Serão analisados os títulos dos candidatos aprovados e não eliminados nas fases anteriores. A avaliação de títulos valerá um ponto, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. Não serão aceitos títulos encaminhados via postal, via fax, via correio eletrônico e(ou) via requerimento administrativo.

O candidato que desejar interpor recursos contra os resultados deverá observar os procedimentos disciplinados no respectivo edital de resultado provisório.

A nota final no concurso será o somatório da nota final na prova preambular, da nota final nas provas discursivas (NFPD), da nota final na prova oral e da nota final na avaliação de títulos.

O prazo de validade do concurso será de dois anos para nomeação dos aprovados, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público