A Prefeitura de Cascavel, estado do Paraná, realizou no domingo, 23, por meio do Instituto Saber, as provas objetivas do concurso público destinado ao provimento de 698 vagas e formação de cadastro reserva em cargos que exigem ensino superior, médio ou fundamental, sob regime de contratação estatutário. Do total de vagas abertas, 5% serão reservadas para os candidatos portadores de deficiência. Os salários chegam a R$ 17.015,41.

Das provas e notas 

As provas escritas objetivas foram aplicadas na cidade Cascavel/PR, no final de semana, essas eram de caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos.  Às notas terão no máximo 80 pontos para as provas de 30 questões, e no máximo 100 pontos para provas com 40 questões, dependendo do cargo. Será considerado aprovado o candidato que somar no mínimo 60% de acertos. 

Foi aplicada prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de agente administrativo, monitor de biblioteca, professor e professor de educação infantil, no mesmo dia da prova objetiva. Essa era a elaboração de uma redação sobre um tema atual. O candidato pode somar mais 20 pontos nessa fase, e será aprovado se tiver no mínimo 60% de aproveitamento. 

O certame ainda terá provas de títulos de caráter apenas classificatório, aplicada aos candidatos para cargos de Professor e Professor de Educação Infantil, essa também valerá 20 pontos. Os documentos para avaliação foram entregues entre os dias 05 e 17 de julho. 

As provas práticas serão aplicadas para os 20 primeiros classificados para o cargo de Carpinteiro e Advogado; os 80 primeiros no cargo de Motorista II; os 15 primeiros nos cargos de Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora e Analista Programador de Sistemas. Essa fase vale no total 100 pontos para todos os cargos, e para ser classificado o candidato precisa ter no mínimo 60% de aproveitamento. 

Os 50 primeiros colocados no cargo de Educador Social Feminino e Masculino, serão convocados para realizar prova de aptidão física, onde o candidato será classificado em apto ou não apto a exercer a função. 

Do gabarito

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas foram divulgados na internet, nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor , ainda no domingo, após às 21 horas. 

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público