O concurso público da Polícia civil do estado do Paraná, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 45 mil candidatos que disputam 100 vagas na função de Escrivão de Polícia. Sendo 30 vagas para lotação em Curitiba, 20 para Região Metropolitana e 50 para o Interior do Estado. Das 100 vagas abertas, 10% serão destinadas para candidatos negros e 5% ficam para as pessoas com deficiência. O salário do cargo é de R$ 5.752,41 por jornada de trabalho de 40 horas por semana.

A prova preambular de conhecimentos gerias, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 18 de novembro, contaram com questões de múltipla escolha. Esta será avaliada em uma escala de zero a 100 pontos, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 15 acertos em conhecimentos gerais e 15 acertos em conhecimentos específicos.

Gabarito

No dia 19 de novembro de 2018, às 17 horas, serão divulgadas as provas e o gabarito oficial provisório das questões objetivas, no endereço eletrônico da organizadora.

Os candidatos realizaram juntamente com as provas de conhecimentos específicos, uma redação que vale um total de 40 pontos. Esta, avaliara a capacidade de discutir e argumentar a partir do tema proposto, com clareza, concisão, coerência e objetividade. Levando em conta, também, a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinados e, ainda, a correção gramatical. Serão corrigidos os textos somente dos primeiros 3.000 (três mil) candidatos aprovados e classificados, sendo:

- Para os que concorrem às vagas de Curitiba: 765 para ampla concorrência, 90 para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 45 para as pessoas com deficiência;

- Para os que concorrem às vagas da Região Metropolitana de Curitiba: 510 para ampla concorrência, 60 para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 30 para as pessoas com deficiência;

- Para os que concorrem às vagas do Interior do Estado: 1.275 para ampla concorrência, 150 para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 75 para as pessoas com deficiência.

No caso de não haver o número suficiente de candidatos afrodescendentes e/ou com deficiência, o excedente será acrescido ao montante que compõe a ampla concorrência.

A pontuação final da primeira e segunda fase será obtida por intermédio da média aritmética simples das pontuações das Provas Preambular de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de acordo com a pontuação final da primeira e segunda fase.

Para as demais fases do Concurso Público serão convocados os mil primeiros candidatos, sendo:

- Para os que concorrem às vagas de Curitiba: 255 para ampla concorrência, 30 para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 15 para as pessoas com deficiência;

- Para os que concorrem às vagas da Região Metropolitana de Curitiba: 170 para ampla concorrência, 20 para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 10 para as pessoas com deficiência;

- Para os que concorrem às vagas do Interior do Estado: 425 para ampla concorrência, 50 para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 25 para as pessoas com deficiência.

Caberão recursos no prazo de dois dias, mediante requerimento em formulário específico que estará disponível no endereço eletrônico da organizadora.

Serão convocados para o Exame de Higidez Física os mil primeiros candidatos aprovados e classificados, além dos empates na última colocação, sendo 850 para ampla concorrência, 100 para os candidatos autodeclarados afrodescendentes e 50 para as pessoas com deficiência. A convocação para esta etapa será feita, por meio de edital específico a ser divulgado no endereço eletrônico da organizadora, no qual constarão dia, hora e local marcado para a entrega dos exames.

Haverá também, teste de aptidão física, de caráter eliminatório e classificatório. Este, é um procedimento que recorre a métodos, técnicas e instrumentos de avaliação, capazes de identificar aspectos ligados ao condicionamento físico do candidato, objetivando, assim, estabelecer um prognóstico da qualidade do desempenho das atividades relativas ao cargo.

Os candidatos considerados aptos no exame de aptidão física deverão entregar pessoalmente, ou enviar pelo Correio (SEDEX ou mediante Carta Registrada - AR), em data a ser definida por meio de edital específico divulgado no endereço eletrônico para participarem do exame de investigação de conduta, de caráter eliminatório. A documentação referente a esta etapa, deverá ser entregues, ou encaminhados pelo Correio via SEDEX ou mediante Carta Registrada - AR, à Escola Superior de Policia Civil - Rua Tamoios, 1200 - Bairro Portão - Curitiba-PR, até a data aprazada, conforme convocação em Edital publicado.

A classificação final dos candidatos será publicada, mediante edital específico, e publicado no endereço eletrônico da Cops/UEL e no Diário Oficial Executivo Suplemento de Concursos Públicos do Estado, servindo como atestado de aprovação, e será ordenada de acordo com os valores decrescentes das pontuações finais por nome e inscrição.

Compete ao Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária homologar o resultado do Concurso, à vista da relação classificatória final e relatório apresentado pelo Presidente da Comissão do Concurso, após a aprovação do resultado final pelo Conselho da Polícia Civil.

O concurso valerá por 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado do Paraná.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público