O concurso público da Prefeitura de Araucária do estado do Paraná, que ocorreu no último final de semana, contou com mais de 7 mil candidatos que disputam 83 vagas e formar cadastro de reserva em vários cargos de ensino alfabetizado, fundamental, médio e superior. Do total de vagas previstas, 3 serão destinadas para as pessoas com deficiência e 9 ficam para os candidatos negros e pardos. Os salários variam de acordo com o cargo e a jornada de trabalho, entre R$ 1.193,11 e R$ 5.393,03.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 17 de junho, contaram com questões de múltipla escolha. Sendo considerado habilitado nesta etapa o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 50% do total de pontos. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados nesta segunda-feira, 18 de junho, no endereço eletrônico da organizadora.

Além das provas objetivas, os candidatos ao cargo de Trabalhador Braçal, passarão por uma avaliação de aptidão física, de caráter eliminatório. Somente será convocado para participar desta fase do certame o candidato que obter a pontuação exigida na prova objetiva e estar classificado até a centésima posição. Para ser considerado apto o candidato deverá fazer uma somatória de no mínimo 11 pontos, de um total máximo de 15 pontos.

Já os concorrentes aos cargos de Operador de Máquinas Rodoviárias e Implementos Agrícolas e Motoristas, passarão por uma prova prática, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa o candidato deverá obter nota igual ou superior a 10 pontos, numa escala de zero a 20 pontos. Esta fase será realizada, independente das diversidades físicas ou climáticas, na data estabelecida para a realização da mesma.

A prova de títulos, de caráter classificatório, será realizada para todos os cargos de nível superior. Todos os documentos que se pretende pontuar deverão ser preenchidos numa única vez no formulário de cadastro de títulos, conforme disposto no edital. Esta, será avaliada numa escala de zero a 10 pontos. 

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota final, observado o cargo em que concorrem.

Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, à Comissão Especial do Concurso Público, no prazo de dois dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.

O resultado final do Concurso Público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pelo Município de Araucária - PR e publicado em Diário Oficial do Município e nos endereços eletrônicos da fundação Fafipa e da prefeitura de Araucária, em três listas, em ordem classificatória e pontuadas: lista contendo a classificação de todos os candidatos, inclusive a dos candidatos portadores de deficiência e negros/pardos, lista com a classificação dos candidatos portadores de deficiência e outra somente com a classificação dos candidatos negros e pardos.

Após a homologação a convocação para posse será publicada no Órgão Oficial do Município e no endereço eletrônico oficial do Município de Araucária, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos editais de convocação que serão publicados.

O Candidato, quando convocado para nomeação, deverá, obrigatoriamente, submeter-se à Avaliação Médica, Psicológica, em caráter eliminatório, a ser efetuada pelo Departamento de Saúde Ocupacional do Município de Araucária em local e horário previamente designado.

A Nomeação do Candidato ao cargo fica condicionada ao atendimento dos requisitos básicos para a investidura constante no edital e da legislação vigente.

A validade do concurso será de dois anos a contar da data de homologação do resultado publicado no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Poder Executivo Municipal.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público