O concurso público que ocorreu no último final de semana da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), contou com mais de 11 mil concorrentes a 500 vagas para o cargo de Agente Prisional.  Serão 450 vagas para candidatos do sexo masculino e 50 vagas para mulheres, que serão lotados nas regiões de Carajás, Xingu, Metropolitana, Baixo Amazonas e Guamá. A função exige certificado de conclusão de ensino médio expedido por instituição de ensino reconhecida e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias D ou E. O salário oferecido é de R$ 2.435,10 mensais.

No último domingo, 18 de marços, aconteceram as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva estão previstos para ser divulgados nesta segunda-feira, 19 de março, no endereço eletrônico da organizadora.

Juntamente com a prova objetiva os candidatos prestaram uma prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, na qual os aspirantes deveriam elaborar a partir de um tema proposto um texto, utilizando a tipologia textual de dissertação ao deverá conter valores, opiniões, crenças, hipótese e ideias para esse tipo de produção textual. Esta etapa terá pontuação máxima de dez pontos, sendo considerado aprovado, aquele que atingir pontuação mínima de 40%. 

A etapa seguinte do certame, será composta por uma avaliação psicológica, de caráter eliminatório. Participara desta etapa o concorrente que tiver sido aprovado nas etapas anteriores e estiver classificado até o limite pré-estabelecido no edital. Durante esta fase, o candidato será considerado apto ou inapto para o desempenho eficiente das atividades do cargo concorrido. Será eliminado do concurso o candidato que não comparecer à avaliação psicológica, primeira e segunda etapa, no local e horário previstos para a sua realização.

Mais uma etapa do concurso é composta por um exame médico, de caráter eliminatório, para avaliação de exame médico e laboratoriais. Está será composta de avaliação clínica, realizada por junta médica e de exames complementares. O local, a data e o horário da realização da Exame Médico, assim como normas complementares pertinentes, serão divulgados no Edital de convocação para esta etapa.

Outra etapa do certame será a prova de aptidão aonde serão convocados para participar os candidatos que forem considerados recomendados no Exame Médico, além de não estar eliminado por outros critérios pré-estabelecidos. A prova de aptidão física, de caráter eliminatório, visa avaliar se o candidato está em condições físicas plenas para desempenhar as tarefas inerentes do cargo pretendido. Será considerado apto na prova de aptidão física o candidato que atingir a performance mínima em todos os testes. 

O local, a data e o horário da prova de aptidão física serão oportunamente divulgados em Edital de convocação para realização desta prova. Os candidatos deverão comparecer ao local de avaliação com, no mínimo, 30 minutos de antecedência. 

Os candidatos também passarão por uma Investigação de Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório, que visa apurar se o candidato ao cargo apresenta procedimento social e tem idoneidade moral compatíveis com a dignidade do cargo pretendido, conforme as informações coletadas e processadas pelos órgãos competentes, verificando se os padrões ético-morais são consentâneos com a realização das funções inerentes ao cargo pretendido.

Será classificado para a segunda fase do concurso público o candidato que obtiver os parâmetros, pontuação e classificação mínimas exigidas para a aprovação na primeira fase do concurso.

Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados à AOCP Concursos Públicos no prazo de dois dias úteis após a data de publicação das decisões objetos dos recursos.

O curso de formação profissional

Será de responsabilidade da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE), a realização do Curso de Formação Profissional e será ministrado pela Escola de Administração Penitenciária - EAP, no Município de Marituba/PA, BR 010, nº 207 - Bairro Mirizal. Para a matrícula do curso de Formação Profissional serão convocados os candidatos aprovados em todas as etapas da 1ª fase deste concurso e classificados dentro do número de vagas oferecidas para o cargo. 

O candidato matriculado no Curso de Formação Profissional receberá bolsa mensal, correspondente ao valor do vencimento base dos cargos de nível fundamental, que atualmente corresponde ao valor de R$ 937,00. A bolsa de estudos não configura qualquer vínculo empregatício do aluno com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará - SUSIPE, constituindo-se apenas de uma ajuda transitória, durante a realização do Curso de Formação Profissional. 

A nomeação e posse no cargo de provimento efetivo será após a conclusão, com aproveitamento e homologação do resultado final do Curso de Formação Profissional. A escolha das vagas para lotação obedecerá rigorosamente a classificação e vagas disponibilizadas para o respectivo grupo de formação, observados os critérios de regionalização do concurso. 

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar frequentemente as publicações de todos os comunicados e Editais referentes ao Concurso Público, no endereço eletrônico da AOCP Concursos Públicos. 

O prazo de validade do concurso para aproveitamento dos aprovados e nomeações será de um ano, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da administração da Susipe.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público