O concurso público da Polícia Militar do Estado do Paraná, tem provas objetivas adiadas por conta da Covid-19. A decisão foi tomada de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde de estar proibida a aglomeração de mais de 30 pessoas no mesmo ambiente. O certame pretende preencher 2.000 vagas no curso de Formação de Soldados do Quadro da Polícia Militar e 400 vagas no curso de formação de Soldados do Corpo de Bombeiros.

Confira o comunicado feito através do Instagram da Polícia Militar do Paraná:

O concurso

Tanto da PM como do CBM, a carreira de soldado, exige nível médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria 'B', e idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos. A remuneração durante o curso de formação será de R$ 1.933,63 passando para R$ 4.263,67 após a incorporação. Das vagas abertas, até 50% serão destinadas para as mulheres e 10% ficam reservadas para os candidatos afrodescendentes.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e a redação serão realizadas no mesmo dia, ainda sem data definida, e terão duração de 5 horas. Na prova objetiva serão 60 questões sendo 15 de língua portuguesa, 12 de matemática, 10 de história, 12 de geografia, 7 de informática e 4 sobre o estatuto da criança e do adolescente.

A segunda fase será composta de provas de habilidades específicas (PHE), de caráter eliminatório, constituída das seguintes etapas:

- Exame de Capacidade Física (ECAFI); este é composto por um conjunto de provas de exercícios físicos que avaliam parâmetros de força, coordenação e equilíbrio dinâmico e/ou flexibilidade, potência muscular, capacidade aeróbica e anaeróbica e velocidade, devendo o candidato ser capaz de cumprir com habilidade o que lhe é proposto, obtendo pelo menos os índices mínimos aceitáveis em cada prova. Esse exame permite classificar o estado físico do candidato no momento da execução dos testes em apto ou inapto.

- Exame de Sanidade Física (ESAFI); este compreenderá a entrega de exames e documentos, e as avaliações médica e odontológica, baseadas na anamnese, no exame clínico e nos exames requeridos ao candidato.

- Avaliação Psicológica (AP); terá caráter eliminatório e será realizada por Banca Examinadora formada por psicólogos civis e/ou militares.

- Investigação Social (IS); visa verificar todos os aspectos da vida pregressa e atual do candidato (na dimensão social, moral, profissional, escolar e nos demais aspectos de vida em sociedade), bem como a existência de antecedentes de caráter policial ou criminal que contraindiquem o candidato, dada a natureza e o grau de responsabilidade inerente ao cargo de militar estadual e ao exercício das funções institucionais, impedindo que pessoa com situação incompatível ingresse na Instituição.

O prazo de validade do concurso público será de um ano contado da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.