No dia 8 de dezembro, um total de 1.771 inscritos realizarão a etapa de provas do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina. O concurso oferta 153 vagas para o curso de formação  de soldados e admissão no Quadro de Praças do Corpo de Bombeiros, sendo 143 para homens e 10 para mulheres.

A função de soldado, exige formação de nível superior em qualquer área de formação, possuir altura não inferior a 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino, idade mínima de 18 anos e máxima de 30, além de possuir CNH. Os salários durante o curso de formação será de R$ 2.402,49 e após a formação no curso, o soldado receberá salário mensal de R$ 3.347,28, já incluso as vantagens oferecidas como adicional noturno e auxílio alimentação.

As avaliações deste domingo dia 08 de dezembro de 2013 se darão por meio de provas objetivas e de redação, sendo ambas de caráter eliminatório e classificatório. Elas serão compostas por 50 questões, sendo avaliadas numa escala de 0 a 10. Serão considerados aprovados no exame de avaliação de escolaridade (provas objetivas) os Candidatos que obtiverem média final superior a 5,0 pontos.

As redações devem ser feitas de 20 a 30 linhas, valendo também de 0 a 10 pontos.

Haverá ainda as etapas de:

- Exame de saúde (médico e odontológico), de caráter apenas eliminatório;

- Exame de avaliação física, de caráter apenas eliminatório: O exame será composto pela seguinte série de exercícios físicos: Flexão de cotovelo em barra fixa, Apoio 4 tempo (meio-sugado) em 60 segundos, Abdominal tipo remador em 60 segundos, corrida de 50 metros, corrida de 12 minutos e natação 50 metros (estilo livre).

- Exame de avaliação psicológica, de caráter apenas eliminatório;

- Questionário de investigação social, de caráter eliminatório;

- Exame toxicológico, de caráter eliminatório.

Os aprovados em todas estas etapas passarão ainda por Curso de Formação, com detalhes citados na janela resultado divulgado em anexo. Para maiores informações das etapas de provas e recursos, confira o edital do concurso.

Cronograma

- Exame de avaliação de escolaridade domingo, 08 de dezembro de 2013;

- Divulgação das provas objetivas e seus gabaritos segunda-feira, 09 de dezembro de 2013;

- Desempenho da pontuação da prova objetiva sexta-feira, 03 de janeiro de 2014;

- Pontuação da prova de redação segunda-feira, 13 de janeiro de 2014;

- Média e Classificação do Exame de Avaliação de Escolaridade quarta-feira, 22 de janeiro de 2014;

- Homologação do Concurso terça-feira, 29 de abril de 2014;

- Inclusão no CBMSC e matrícula no Curso de Formação de Soldados quarta-feira, 30 de abril de 2014.

Gabarito

O gabarito do concurso dos Bombeiros de Santa Catarina será divulgado no dia 09 de dezembro de 2013, sendo disponibilizado logo abaixo para consulta. Os resultados de todas as etapas de provas deste concurso serão acompanhados por nós e divulgados logo abaixo na aba resultado de acordo os mesmos forem divulgados.