O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) realizou por meio da empresa Objetiva Concursos, as provas objetivas do concurso público que vai preencher 300 vagas, sendo 282 para candidatos do sexo masculino e 18 vagas para mulheres, no curso de formação de Soldados para admissão ao Quadro de Praças Bombeiros Militar do CBM de Santa Catarina. No total são mais de 10 mil candidatos participando do certame. 

Durante o curso de formação o Aluno Soldado receberá salário no valor de R$ 3.842,20. Após a formação, o salário passa para R$ 4.581,83.

As provas objetivas e de redação foram realizadas no final de semana. A fase objetiva era composta por 50 questões de múltipla escolha divididas por área de conhecimento, sendo avaliada de zero a 10 pontos.

A prova de redação deve conter entre 20 e 30 linhas. Todas as redações serão corrigidas e avaliadas por dois professores, cada um atribuindo nota de zero a 10 pontos, e a pontuação final será igual à média aritmética das notas dos dois avaliadores. Como critério de aviação da redação, será levado em consideração o Conteúdo, adequação ao tema proposto e nível de informação e argumentação, a expressão escrita, considerando-se ortografia, pontuação, concordância, coerência e coesão; e o manejo de linguagem, considerando-se construção frasal, aspectos formais e vocabulário. 

O gabarito preliminar oficial das questões objetivas será divulgado na segunda-feira, dia 25 de setembro no site da organizadora. Já o resultado definitivo após recursos das questões objetivas e as notas da redação estarão disponíveis a partir de segunda-feira, dia 16 de outubro.

Serão considerados aprovados no exame de avaliação de escolaridade os candidatos que obtiverem média final de 5,0 pontos. Para chegar nessa média será calculado 3 x Nota da Prova Objetiva + 1 x Nota da Redação / 4. 

Serão considerados aprovados e classificados para terceira fase os primeiros 1.128 candidatos do sexo masculino e as 72 primeiras candidatas do sexo feminino. 

Essa terceira fase será de exame de saúde, a fim de comprovar, por meio de inspeção médica/odontológica e de exames complementares, que o candidato tem boa saúde para ingresso no CFSd/CBMSC. Essa fase será realizada na cidade de Florianópolis em data, local e horários previamente estabelecidos em portaria de convocação a ser publicada no site do Concurso.

Para a Quarta Fase do Concurso serão convocados somente os candidatos aptos no Exame de Saúde, para serem submetidos ao exame de avaliação física, além dessas, o certame ainda terá avaliação psicológica, investigação social e entrega de documentos para inclusão. 

Para quem desejar interpor recursos, o prazo será de três dias úteis após a divulgação do ato que gerou desacordo, devendo ser devidamente fundamentado e encaminhado no site da organizadora, seguindo as regras do edital. 

Será divulgada no dia 14 de março de 2018, no site do CBMSC e da OBJETIVA CONCURSOS a relação dos candidatos aprovados e classificados até o limite de 300 vagas oferecidas. No mesmo dia será feita a Convocação para início do Curso de Formação, Matrícula e Ingresso no CBMSC. Os candidatos classificados fora das vagas comporão o Cadastro de Reserva, conforme classificação. 

O Concurso Público terá validade de um ano, a contar de sua data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público