A Polícia Militar do estado de Santa Catarina realizou no domingo, dia 27, as provas objetivas do concurso público para provimento de 70 vagas no Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo 65 para candidatos do sexo masculino e 5 vagas para candidatas do sexo feminino. Durante o curso de formação o aluno cadete receberá R$ 4.764,24. Após a aprovação no curso e no estágio probatório, com promoção ao posto de 2º Tenente, o salário passa a ser de R$ 12.882,69. Mais de 3,5 mil candidatos participam do certame. 

As provas objetivas realizadas no final de semana eram compostas por 80 questões, cada uma valendo 0,25 pontos, no total o candidato pode somar no máximo 20 pontos.  O gabarito preliminar e as questões dessa fase podem ser consultados a partir de segunda-feira, dia 28. 

A prova dissertativa será a segunda avaliação do certame, essa tem data marcada para 03 de setembro, sendo composta por quatro questões relacionas às disciplinas de Direito Constitucional, Direto Administrativo, Direito Penal e Processual Penal e Direito Penal Militar e processual Penal Militar. Os candidatos terão 6 horas para responder as questões. O caderno de questões da prova dissertativa e o gabarito de respostas serão divulgados no dia 04 de setembro. 

O resultado da prova escrita será a soma das notas da fase objetiva e da fase dissertativa, esse resultado, opós as análises de recurso, tem data prevista de publicação para o dia 25 de setembro. Serão classificados para a terceira fase os primeiros 325 candidatos do sexo masculino, e as 25 primeiras candidatas. Os demais são automaticamente eliminados do certame. 

Essa terceira fase se dará pela realização de exames de saúde, quando o candidato será classificado em apto ou inapto a continuar na seleção de novos soldados. Além da inspeção de saúde que será realizada pela organizadora do certame, os aspirantes deverão entregar alguns documentos solicitados junto com o edital de convocação para essa fase. 

Conforme aprovação nas fases, os candidatos ainda serão convocados no dia 07 de outubro para realização de avaliação física, que deve ser realizada nos dias 10 e 11 de outubros; convocação no dia 14/11 para fase de avaliação psicológica a ser realizada dia 19/11 e preenchimento de questionário para investigação social, no dia 15 de dezembro. 

Cumprida todas as fases e aprovados, os candidatos poderão conferir a classificação final certame no dia 10 de janeiro de 2018, após as 19 horas. Já no dia 15 de janeira será a apresentação da primeira turma no Curso de Oficiais do Quadro QOPM, e no dia 16 de julho de 2018, a apresentação da segunda turma para o Curso. 

O curso de formação de oficiais terá duração de dois anos, sendo este dividido em quatro períodos, em regime de internato, progredindo para o semi-internato, conforme Normas Gerais de Ensino e regulamentação do Curso de Formação de Oficiais, sendo realizado na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do concurso público